A dúvida é: Se nem a gente se acostuma com certos exercícios, os nossos músculos também não? Ao longo desse post iremos repassar algumas razões para justificar a resposta e dar dicas de como você poderá melhorar sua rotina de exercícios, deixando seus músculos sempre tonificados e torneados.
Os exercícios físicos são muito importantes para mantermos nosso corpo em forma, além de ser um meio fundamental para controlarmos nossa saúde e ficar longe de doenças advindas do sedentarismo, como a hipertensão, diabetes, colesterol alto. Portanto, ao ler esse texto você irá se beneficiar com várias informações, além de sanar suas dúvidas!
E aí, Nossos músculos se acostumam com o mesmo exercício?
Você mesmo irá dizer se sim ou não com a explicação que daremos a seguir! Nossos músculos são compostos por fibras que são cheias de células. Quando começamos a fazer exercícios, principalmente os anaeróbicos (a musculação), as células tendem a aumentar de tamanho por meio da hipertrofia.
Quando começamos na malhação, temos que fazer uma rotina de exercícios que acompanhe o nosso biotipo, sem exagerar e sem ser menos do que deveria. Quando você começa a movimentar seus músculos de forma cíclica, eles começarão a crescer de tamanho e ficarem mais tonificados, ou seja, mais fortes.
Com o passar do tempo, você precisará aumentar a demanda de treino, de peso, de tipos de exercícios, para começar a trabalhar mais músculos e que eles comecem a crescer adequadamente. A rotina de treino aumenta de acordo com o seu nível de avanço.
Ou seja, resumidamente, os seus músculos não se acostumam com os mesmos exercícios, mas para que você comece a crescer gradualmente e ver resultados mais satisfatórios, você precisará adequá-los para chegar ao seu objetivo principal.
Já que eles não se acostumam, posso treinar todo dia o mesmo tipo de músculo para o ver ele crescer mais rapidamente?
Proibidíssimo! Porque quando você começa uma rotina de treino direcionado apenas a um músculo em específico, você vai acabar provocando lesões em sua musculatura com o treino excessivo, fazendo com que os estímulos não funcionem mais naquela região, impedindo a hipertrofia.
A falta de descanso fará com que diminua a sua intensidade de crescimento, e todo o seu trabalho caia a cada dia, isso é devido ao processo inflamatório que aumentará no local do músculo lesionado. Isso será péssimo para que você consiga alcançar seus resultados de crescimento.
Nada exageradamente faz bem, portanto, seus treinos devem ser montados para trabalhar áreas diferentes de seus músculos durante a semana, chame um professor de confiança que possa te ajudar com isso, para que seus músculos não cansem e você não regrida no processo do ganho da massa magra.
[rock-convert-cta id=”1203″]
Houve lesão no músculo, ele está dolorido, continuo a malhar a área?
Não. Caso haja lesão muscular, mude o seu tipo de treino e deixe seus músculos descansarem um tempo. É nesse momento que você deve alternar seus exercícios físicos, não porque seus músculos estejam acostumados com o mesmo exercício, mas porque eles precisam de descanso!
Você pode ajudá-los a curar mais rapidamente treinando um exercício de baixo impacto, pois são exercícios físicos aeróbicos que trabalharão toda a sua musculatura, ajudando na cicatrização rapidamente porque darão ao músculo chances de ficar mais tonificado.
Se a dor muscular for leve, isso é normal, mas verifique bem se não houve lesão muscular. Se você preferir, mude o exercício para poder trabalhar aquela área com mais segurança e poder voltar a sua hipertrofia novamente. Para tudo você precisa de dedicação, mas também de alternar com dias de descanso.
Quando posso mudar meus treinos?
Você está cansado de treinar sempre da mesma maneira e fica desanimado com a rotina de malhação por causa disso, você poderá escolher outras rotinas de treino e começar a trabalhar sua musculatura de forma mais entusiasmante.
Mas é claro, tem que observar o tempo, se faz duas semanas que você está com aquela rotina de treino e já está incomodado, vença o tédio e comece a treinar mesmo assim! Você não conseguirá alcançar seus objetivos se ficar usando até isso como desculpa para deixar de malhar.
Você poderá mudar seu treino também caso esteja procurando outro objetivo, aí a sua rotina de exercícios poderá ser modificada e você começará a focar no que deseja, um exemplo é se você já conseguiu perder peso e quer começar a ganhar massa magra, então, a rotina de treino deverá ser modificada. Converse com seu professor, exponha seus objetivos para ele.
[rock-convert-cta id=”1195″]
Agora sei quando posso mudar o treino, mas em que momento eu não posso?
Se nenhuma das coisas citadas acima se encaixa em você, é porque não precisa mudar de treino. Não é porque você viu na internet ou um amigo teu falando que conseguiu mais massa magra em pouco tempo com um exercício que você deva realizar o mesmo.
Tem exercícios que sempre serão a base dos seus treinos, como um agachamento, supino, remada, isso irá depender unicamente dos seus objetivos e de seu biotipo, treino é igual a dieta ou receita de medicamento, é algo bastante individual.
Mas é claro, você pode adaptar seus treinos para que eles prossigam a crescer juntamente com sua evolução, por este motivo é importante que você procure um profissional bacharel em educação física que possa te aconselhar qual tipo de exercícios são melhores para você e se você pode alterá-los, visando a sua necessidade corporal.
Um exemplo de coisas que você pode incrementar a seus exercícios é em relação a intensidade ou quantidade de peso que você vai utilizar nos seus equipamentos de treino; a velocidade no momento de aplicar seus exercícios; a frequência que você deve manter e números de séries.
Com isso, você poderá adaptar seus exercícios de acordo com sua necessidade, aumentando o nível de cada um para adaptar as suas necessidades, pois nada é feito de forma empírica, e para crescer é necessário que você use muito sua dedicação e tenha ao lado um profissional que possa te acompanhar.
[rock-convert-cta id=”1197″]