Você sabia que uma das modalidades mais populares de exercício é a musculação para idosos? A atividade física na terceira idade é extremamente importante, pois ajuda a fortalecer os músculos e aumentar a sua resistência, assim como aumenta a densidade óssea e melhora a postura.
Mesmo com todos esses benefícios, uma das maiores preocupações são os cuidados necessários para que essa prática seja feita da maneira correta. Neste post, mostraremos alguns deles. Confira!
Realização correta dos exercícios
Realizar um exercício físico de maneira correta é aconselhável para qualquer idade, mas, principalmente, para os idosos. Isso porque o corpo de pessoas com mais de 60 anos se torna mais vulnerável — assim como todo o organismo — e é preciso ter mais atenção e cautela no momento da musculação.
Para que a prática seja feita do jeito certo, é imprescindível contar com bons instrutores. Aqui, o único ponto de atenção é nas aulas em grupos. Como o profissional geralmente não consegue ter controle total de todos os alunos e as intensidades dos treinos podem ser variadas, é preciso prestar atenção se essa dinâmica é adequada ou não para o idoso.
Quantidade de peso suportado
As vantagens dos exercícios de força são indiscutíveis, mas começar a praticá-los depois dos 60 anos pode ser um desafio — especialmente se o idoso tiver histórico de dores nos joelhos, quadris, nas costas ou em qualquer outra articulação. Antes de iniciar uma rotina desse tipo de exercício, é recomendado buscar orientação médica, assim como o auxílio de um profissional para orientar a prática.
Além da quantidade de peso presente nos exercícios, é preciso atentar às repetições e duração dos treinos. O recomendado é que pessoas mais velhas realizem esse tipo de treinamento de força de dois a três dias por semana, no máximo, e repetir o levantamento no máximo 15 vezes para que os músculos não fiquem tão cansados.
Ingestão de líquidos
Muitas vezes, pode acontecer de pessoas com mais idade não sentirem tanto o calor quanto as outras faixas etárias. O corpo humano, de forma geral, envia a mensagem de aumento da temperatura da mesma maneira como a de sede, o que faz com que os idosos esqueçam de beber água. Por isso, é importante que uma garrafa de água gelada ou em temperatura ambiente sempre esteja por perto.
O recomendado é que sejam ingeridos, no mínimo, dois litros de água por dia. Além dela pura, uma boa dica é saborizá-la com hortelã, menta ou até mesmo com frutas. A água de coco também é considerada como uma ótima fonte de nutrientes. Outras bebidas, como chás quentes e chimarrão também podem ser ingeridas, mas não devem entrar para a conta da quantidade diária de água.
Alimentação adequada
Praticar qualquer exercício — seja ele musculação ou não —com o estômago muito cheio ou em jejum pode ser bastante prejudicial e isso vale para qualquer idade. O ideal, então, é fazer apenas um lanche leve antes da atividade física. Também é recomendado consumir proteínas de boa qualidade diariamente para ajudar nos treinos, já que elas auxiliam no fortalecimento dos músculos.
Um ponto de atenção é evitar realizar as atividades físicas logo depois das principais refeições do dia. Se, além da musculação, o idoso praticar qualquer prática mais competitiva, é preciso se consultar com um nutricionista para que a alimentação seja adequada para que um alto rendimento seja alcançado.
Como você pôde perceber, a musculação para idosos proporciona diversos benefícios quando todos os cuidados necessários são tomados. Além dessa atividade, pessoas dessa idade também podem incluir outras práticas na rotina, como zumba, spinning, treinamento funcional e fit dance desde que sejam feitas em locais seguros e apropriados, como a FitClass.
Gostou do conteúdo deste artigo? Tem interesse em saber mais sobre essa modalidade de exercícios? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça todos os nossos serviços!