5 dicas fundamentais para melhorar o condicionamento físico
5 dicas fundamentais para melhorar o condicionamento físico

5 dicas fundamentais para melhorar o condicionamento físico

Melhorar o condicionamento físico é fundamental para o controle do peso corporal e para a manutenção da saúde. Muitas pessoas não sabem, mas o sedentarismo é uma das principais causas de doenças crônicas e, por isso, cada vez mais as atividades físicas são recomendadas por médicos e outros profissionais da área da saúde.

O condicionamento físico está relacionado com a melhora das mais variadas áreas que envolvem a aptidão física, como capacidade cardiovascular, força, flexibilidade e outros fatores que são de grande importância no desempenho físico.

A prática de esportes, por exemplo, é uma das melhores formas de melhorar o seu condicionamento. Entretanto, existem várias outras partes da sua rotina que são igualmente importantes mas são comumente ignoradas.

Nesta postagem, você conhecerá as nossas 5 dicas para melhorar o condicionamento físico e a sua saúde de forma integral. Gostou da ideia? Então, continue a leitura e confira!

1. Adote hábitos saudáveis no dia a dia

Manter-se saudável não é somente uma questão de praticar esportes ou alguma atividade física. Na verdade, é igualmente importante cultivar hábitos saudáveis. Eles fazem toda a diferença na sua qualidade de vida em curto, médio e longo prazo.

Alguns dos principais hábitos que você deve desenvolver são:

  • manutenção de um sono regular;
  • alimentação saudável;
  • redução dos níveis de estresse.

Essas são as bases de uma vida equilibrada e, certamente, são pilares para o desenvolvimento de um corpo forte e saudável.

2. Faça exercícios físicos

Apesar dos exercícios físicos não serem a parte completa da equação, não há como melhorar o condicionamento físico sem eles. Por isso, escolha uma atividade que esteja de acordo com o seu perfil e mantenha a regularidade.

A regularidade é a parte mais importante para conseguir melhorar a sua saúde e o condicionamento físico. Esses dois benefícios só podem acontecer após algumas semanas de prática. Por essa razão, evite modismos ou esportes que você realmente não consegue se ver praticando ao longo dos anos.

Se a sua personalidade for voltada para esportes ou aulas coletivas, procure esse tipo de atividade. Caso você prefira os treinos individuais e mais intensos, foque nessa alternativa.

O importante é não deixar de treinar e sempre permanecer atento ao seu programa de exercícios, que deve ser criado por um profissional da área da educação física.

3. Regularize o seu sono

O sono é o nosso principal reparador. Diversas funções cognitivas e processos fisiológicos dependem desse período para regenerar o nosso organismo e prepará-lo para o próximo dia.

Quando nos privamos de um sono profundo e de qualidade, praticamente todas as nossas funções deixam de “funcionar” como deveriam.

Nossa memória é prejudicada, assim como nossa capacidade de concentração e foco. Nosso humor também passa a ficar mais instável, e os níveis de estresse e ansiedade podem subir, assim como a sensação de cansaço e fadiga ao longo do dia.

Tratando-se do nosso corpo, as dores musculares podem permanecer por mais tempo. A disposição para praticar esportes ou qualquer tipo de atividade física também pode diminuir consideravelmente.

A recuperação entre um treino e outro fica debilitada e, ao longo do tempo, é possível que surjam lesões e outros problemas que impeçam a sua prática esportiva.

Sabendo de todas essas circunstâncias, priorize a qualidade do seu sono e evite todos esses problemas. Note que esse é o período mais importante do seu dia, e até mesmo a sua vida profissional pode ser prejudicada com a falta de sono.

4. Trabalhe a sua flexibilidade

Muitas pessoas que desejam melhorar o seu condicionamento físico pensam apenas nos exercícios e nos movimentos mais complexos. Correr mais rápido e levantar mais peso costumam ser a prioridade.

Porém, muitos se esquecem de que essas práticas — apesar de benéficas e extremamente importantes para a saúde — podem gerar o encurtamento dos grupamentos musculares mais utilizados. Isso resulta, geralmente, em músculos mais tensos que, ao longo do tempo, podem se tornar uma das razões para desvios posturais ou gestos motores ineficientes.

O alongamento é fundamental para ajudar a evitar esse encurtamento muscular. Ele garante que você consiga fazer a amplitude máxima dos seus movimentos. Além disso, impede dores, tensões e lesões que podem surgir ao longo do tempo.

Dito isso, é fundamental trabalhar a flexibilidade e sempre ter em mente que os grupamentos musculares mais utilizados devem fazer parte do seu foco principal.

A melhor maneira de evitar problemas e permanecer funcional é alongando antes e depois dos seus treinos. Além dessa medida, momentos específicos da sua semana podem ter apenas sessões de alongamento, como uma espécie de treino regenerativo. 

Seus resultados serão melhores, assim como a sua disposição para treinar ao longo das semanas e meses do ano. Na dúvida, pergunte para o profissional de educação física quais são as melhores alternativas para o seu caso em especial.

5. Controle o estresse e a ansiedade

Por fim, não se esqueça de controlar o estresse e a ansiedade. Por si só, esses dois “problemas” não são maléficos para a sua saúde, desde que eles estejam controlados e em níveis dentro da razoabilidade.

Todos nós passaremos por períodos mais estressantes e, invariavelmente, a ansiedade aparecerá nesses momentos. O ideal é não deixar os problemas acumularem e se tornarem tão grandes ao ponto da sua saúde mental ficar comprometida.

Um fato curioso é que tanto a ansiedade quanto o estresse não afetam somente o seu humor ou a clareza mental. Eles também afetam a sua performance física e a sua disposição para treinar.

Além da diminuição da vontade para se exercitar — o que é péssimo e pode manter seus níveis de estresse levados —, o hormônio cortisol também passa estar mais presente na sua corrente sanguínea. Em excesso, ele é um dos precursores do overtraining e outros problemas que podem causar lesões, falta de sono e uma série de circunstâncias negativas.

Por isso, preocupe-se com seu estresse e, se possível, pratique atividades como Yoga ou meditação para ajudar a eliminar ou reduzir o estresse e a ansiedade da sua vida.

Seguindo todas essas dicas, temos certeza de que você conseguirá melhorar o condicionamento físico e alcançar uma vida muito mais saudável. 

Gostou do post? Comente abaixo a sua opinião sobre o tema!