Fazer aeróbico antes ou depois da musculação? Essa é uma pergunta extremamente comum que vemos em praticamente todas as academias. A maior parte das pessoas está procurando a melhor abordagem para os seus resultados e, como você deve imaginar, eles podem variar de acordo com o objetivo individual.
A princípio, um treinamento completo e funcional deve levar em conta tanto os exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos. Ambos se complementam e fazem com que o condicionamento físico seja alcançado de maneira integral. Até mesmo fisiculturistas podem se beneficiar de sessões de exercícios aeróbicos, desde que elas estejam prescritas corretamente, de acordo com os objetivos do atleta.
Esse não é um dos temas mais simples do mundo. Na verdade, existem algumas informações fisiológicas importantes que você deve saber para conseguir eliminar essa dúvida de uma vez por todas. Nosso objetivo com esta postagem é esclarecer suas dúvidas da melhor forma e, por isso, sugerimos a leitura até o final.
Pronto para saber mais? Vamos em frente!
Como funciona o aeróbico antes da musculação?
O aeróbico antes da musculação sempre foi uma prática comum para aquecimento. A ideia é aumentar a frequência cardíaca e a circulação sanguínea para que, desse modo, o indivíduo consiga se adaptar mais facilmente para o treinamento com pesos.
Essa prática não necessariamente exclui a necessidade de uma ou duas séries de aquecimento para exercícios mais complexos e multiarticulares, como o agachamento ou supino. Isso porque esses movimentos exigem que as articulações e musculaturas específicas estejam previamente preparadas para receber a intensidade dos movimentos que acontecerão ao longo do treino.
Apesar disso, a coisa muda um pouco de figura quando o objetivo é fazer o treino aeróbico antes da musculação. Quando o indivíduo tem a intenção de realmente aumentar a sua capacidade cardiovascular antes do seu treino com pesos, é importante que ele entenda algumas coisas.
A primeira delas é que o seu treino com pesos será menos eficaz, pois, durante a sessão do aeróbico, seu organismo estará utilizando os principais substratos energéticos. Além disso, a depender da intensidade, é notável que o cansaço surgirá — e não será possível contorná-lo.
Isso quer dizer que o treinamento aeróbico antes da musculação é um problema? De forma alguma! Tudo depende dos objetivos e do momento do treinamento de cada um.
Como funciona o aeróbico depois da musculação?
O aeróbico depois da musculação é muito mais comum e recomendado. A ideia é garantir o máximo de intensidade durante o treino com pesos. Assim, o corpo usa todos os substratos energéticos mais importantes nessa etapa do programa de exercícios.
Muitas pessoas não sabem, mas os aeróbicos de alta intensidade também utilizam o ATP como fonte de energia. Ela é proveniente dos estoques de glicogênio dos grupamentos musculares e, por conta disso, não é possível manter a mesma performance física nos dois casos.
Ambas as atividades são capazes de diminuir sua energia. Porém, quem faz aeróbico depois da musculação, tem como objetivo aumentar a sua massa muscular e preconizar ao máximo a sua força.
Qual é a melhor opção?
A melhor opção depende exclusivamente do seu objetivo. Abaixo, falaremos sobre as circunstâncias mais comuns e que, provavelmente, você está enfrentando nesse exato momento.
Veja as orientações abaixo para conseguir extrair o máximo do seu treino.
Para quem deseja emagrecer
Para quem deseja emagrecer, o ideal é o aeróbico antes do treinamento com pesos. A ideia é conseguir queimar o máximo de calorias e, para isso, não há nada mais eficiente do que os exercícios aeróbicos.
Por natureza, eles são de maior duração, e dificilmente algum outro estímulo será tão eficiente para a aceleração do metabolismo como um treino aeróbico muito intenso.
Por isso, se o seu objetivo for a queima de gordura, fazer o seu treino com peso após o aeróbico é a escolha ideal.
Para quem deseja ganhar massa magra
Quem quer ganhar mais massa magra deve optar pelo aeróbico após o treinamento com pesos. A ideia é manter o seu corpo totalmente preparado para a intensidade dos movimentos resistidos. Por isso, não se desgastar com os aeróbicos no início é muito importante.
Outro fato importante é que o seu aeróbico não deve ter intensidade muito alta, tanto para facilitar a recuperação muscular do seu treino de musculação, quanto para evitar o consumo calórico exacerbado — para conseguir repor as calorias e fornecer o excedente para a construção da sua massa muscular.
Para quem deseja ganhar força
Quem deseja ganhar mais força também deve, obrigatoriamente, fazer o seu aeróbico depois do treino com pesos.
A ideia é muito semelhante ao caso anterior, em que temos que preservar ao máximo os nossos substratos energéticos principais para a valência física que queremos desenvolver com mais eficiência.
O treino de força é extremamente desgastante para o seu organismo. Por isso, evite ao máximo o treino aeróbico antes do treino de força.
Para quem quer ter mais resistência
Para quem deseja ter mais resistência e capacidade cardiovascular, os aeróbicos antes do treino de musculação são imprescindíveis.
O foco deve estar totalmente voltado na velocidade média e distância percorrida no aeróbico de escolha. Os exercícios de musculação podem vir depois, como uma forma de fortalecer a sua musculatura para o treino cardiovascular.
Qual é a frequência ideal para os dois tipos de treino?
A frequência ideal do treino de musculação e aeróbico deve levar em conta uma série de particularidades, como gênero, idade e nível de atividade física. Sem esses dados, não é possível prescrever ou orientar qualquer tipo de programa seguro e realmente eficiente.
Por essa razão, informamos a importância de se matricular em uma academia boa, com excelentes profissionais que possam orientar e garantir a qualidade e segurança dos seus treinos ao longo da semana.
Na Fitclass, você conta com profissionais do mais alto nível, qualificados e experientes. Com essa equipe, você conseguirá atingir os seus objetivos em pouco tempo e de maneira muito mais segura e eficiente.
Gostou da postagem? Então, aproveite para entrar em contato e conhecer mais um pouco sobre a academia e seus profissionais!