Caminhada realmente faz tão bem assim?
Caminhada realmente faz tão bem assim?

Caminhada realmente faz tão bem assim?

Quando alguém recomenda algum exercício, normalmente fala em caminhada. A caminhada é um ótimo remédio para a saúde, principalmente quando junto se tem uma boa noite de sono, uma alimentação saudável. Com isto, é possível melhorar diversos problemas de saúde. Caminhar em torno de 15 a 30 minutos por dia, todos os dias, pode melhorar muito a saúde, além de melhorar a aparência.

Uma boa caminhada então faz realmente bem para o corpo, mas você quer entender todos os benefícios que simplesmente andar pode trazer? É com a caminhada que é possível melhorar a saúde do corpo, assim como a saúde da mente. É fácil, dá para fazer em qualquer lugar e não requer muito esforço. Veja só, os benefícios da caminhada:

 

Por que a caminhada faz tão bem?

Os exercícios aeróbicos de baixo impacto e baixa intensidade, como é o caso da caminhada, conseguem prevenir a demência precoce, além de reduzir o risco de doença de Alzheimer, melhoram a saúde mental de uma maneira geral.

Além disso, a caminhada é muito boa porque consegue reduzir o estresse, fazendo a manutenção das endorfinas.

 

Contribui para a saúde dos olhos

Pode parecer que não tem nada a ver, mas a caminhada também é boa porque além de trabalhar com as pernas, também pode ser muito positiva para a saúde dos olhos. Consegue combater até mesmo o glaucoma, aliviando a pressão ocular.

 

Melhora a saúde do coração

Caminhar faz bem para o coração também, pois é tão eficaz quanto correr, conseguindo prevenir as doenças relacionadas ao coração e até mesmo derrame.

Essa é uma atividade que ajuda a evitar problemas cardíacos, pois baixa o nível da pressão arterial e do colesterol, o que melhora a circulação sanguínea também.

 

Melhora a respiração

Andar é um exercício aeróbico que aumenta o fluxo de oxigênio na corrente sanguínea, além disso, ajuda os pulmões a serem treinados, o que faz com que eles consigam eliminar toxinas e resíduos.

Por causa disso, uma respiração mais correta acontece, o que faz com que os sintomas que estão ligados a doenças pulmonares possam ser aliviados.

 

Previne a diabetes

A corrida é uma forma de conseguir prevenir a diabetes, mas a caminhada é ainda melhor para isto. Quem pratica caminhada consegue melhorar a sua tolerância à glicose, ou seja, a maneira como o açúcar é absorvido no sangue.

De acordo com estudos, a melhora é ainda maior em quem caminha do que em quem corre.

 

Diminui o risco de desenvolver câncer

Ao caminhar 30 minutos por dia, além de conseguirmos diminuir o risco de câncer de cólon, também melhoramos a nossa digestão, o que faz com que movimentos intestinais sejam mais eficazes e fáceis.

 

Tonifica os músculos

Através da caminhada é possível tonificar os músculos, além de perder quilos, principalmente para quem está acima do peso. Ao caminhar por aproximadamente 10.000 passos por dia, é igualmente um exercício real, seja em uma academia ou na rua, principalmente se houver alguns intervalos entre a caminhada, ou para quem caminha em subidas.

Como esta é uma atividade de baixo impacto, não é necessário tempo de recuperação, o que faz com que os músculos não fiquem doloridos.

 

Aumenta a mobilidade articular

A caminhada pode proporcionar maior mobilidade articular, além de evitar a perda de massa óssea e ajudar a reduzir os riscos de fraturas. A recomendação é caminhar de maneira moderada, por pelo menos 30 minutos por dia, em uma base plana para conseguir reduzir a dor nas articulações.

 

Alivia as dores nas costas

Para quem tem muita dor nas costas, principalmente depois de realizar algum esforço físico ou um exercício de alto impacto, pode encontrar na caminhada uma maneira de aliviar essa dor. Como esta é uma atividade de baixo impacto, ela não vai causar mais dor ou mais desconforto, como é o caso de uma corrida, por exemplo.

A caminhada é positiva para melhorar a circulação sanguínea na área da coluna vertebral, melhorando a postura e a flexibilidade, o que é muito bom para se ter uma coluna saudável.

 

Previne a depressão

A caminhada também pode ajudar as pessoas que passam por sintomas de depressão ou ansiedade, e quem não sofre com esses problemas, também vai se sentir com mais vigor e menos esgotados.

Um passeio tranquilo através desse exercício pode melhorar o humor e te trazer maior sensação de felicidade.

 

Começando a caminhar

A caminhada é um exercício muito bom para quem é sedentário e quer começar a fazer algum tipo de atividade física. É preciso começar de maneira menos intensa e gradativamente ir aumentando, pois assim se consegue dar continuidade ao exercício e dá para transformá-lo em um hábito.

Para começar, pode ser recomendado na primeira semana, realizar uma caminhada de 10 minutos, três vezes por semana. Conforme as semanas vão passando, dá para aumentar o tempo de duração e a frequência em que se caminha. Depois de um ano, facilmente se consegue caminhar 60 minutos, todos os dias da semana.

Para conseguir os benefícios da caminhada, é necessário apenas caminhar 30 minutos por dia, no mínimo 3 vezes por semana. Para obter melhores resultados, é possível intensificar os exercícios e ir aumentando a frequência e a duração das caminhadas.

Caso não seja possível caminhar os 30 minutos, é possível ainda assim, receber as melhoras na saúde, queimar gorduras e ainda melhorar o bem-estar. Para melhorar o condicionamento físico, o ideal é realmente fazer os 30 minutos de caminhada. Mas, para a saúde é muito melhor caminhar pouco, do que não caminhar.

Tente colocar a caminhada no seu dia a dia, de repente, para ir ao trabalho, para fazer algum trajeto que seja da sua rotina. Ir para a academia a pé já é um bom aquecimento para as pernas e para os músculos. Isso já traz diversos benefícios para a saúde.

Não se esqueça de se preparar para caminhar, realizando um aquecimento. Comer alguma coisa próximo do horário que for caminhar é muito importante, além de tentar evitar um dia de muito sol ou de muito frio.

Depois que caminhar, é importante fazer alguns alongamentos para relaxar a musculatura das panturrilhas, músculos posteriores das coxas e glúteos, e estar pronto para o próximo dia.

 

Faça já uma estratégia para incluir a caminhada na sua rotina diária! Comece a caminhar! Você vai perceber que é muito mais fácil do que pensava.