5 dicas de como aumentar a resistência cardiorrespiratória
5 dicas de como aumentar a resistência cardiorrespiratória

5 dicas de como aumentar a resistência cardiorrespiratória

Você começou a treinar e sente que falta fôlego durante os exercícios? Saiba que isso pode ser falta de preparo físico. Para melhorá-lo, é preciso aumentar a resistência cardiorrespiratória.

Essa resistência diz respeito à capacidade que o coração e os pulmões têm de funcionar, ofertando o oxigênio necessário para que o corpo — e, principalmente, a musculatura — consiga realizar o exercício.

Uma boa capacidade cardiorrespiratória está associada a uma melhor saúde e menores riscos de desenvolvimento de doenças crônicas. Devido a essa importância, reservamos este post para falar especialmente sobre o assunto.

A seguir, mostraremos 5 dicas de como aumentar a resistência cardiorrespiratória. Acompanhe!

1. Realize a respiração correta

O primeiro passo para aumentar a capacidade de trabalho do coração e do sistema respiratório é fazer uma respiração correta durante o exercício.

Se você estiver realizando um treino de força, por exemplo, deve puxar o ar no momento do esforço e soltar na volta do movimento. Já nos treinos aeróbicos, como caminhada, corrida ou bicicleta, é preciso inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca.

2. Tenha um bom planejamento e faça progressões constantes

Outro ponto importante para quem deseja melhorar a resistência é ter um bom planejamento. Dentro dele, devem estar as progressões a serem feitas a cada treino.

Assim, é possível melhorar gradativamente a resistência e a performance.

3. Faça treinos de alta intensidade

O treinamento de alta intensidade é um aliado do aumento da capacidade cardiorrespiratória. Além disso, ele é a melhor opção para aquelas pessoas que não têm muito tempo disponível para se exercitar.

Em apenas 30 minutos, é possível ter ótimos resultados e aumentar a resistência, caso o exercício seja realizado em uma intensidade elevada.

4. Invista em um bom aquecimento

Embora muitas pessoas gostem de “pular” o aquecimento, ele é muito importante para o bom funcionamento do organismo. Isso porque, antes de começar o exercício, o corpo está em repouso.

Quando o movimento é iniciado, imediatamente a necessidade de oxigênio aumenta. O aquecimento evita que essa necessidade maior de oxigênio seja suprida de uma hora para outra.

Como consequência, há uma proteção à musculatura cardíaca, evitando sobrecargas repentinas e facilitando o aumento da resistência.

5. Mantenha uma frequência regular de treinamento

Por fim, a nossa última dica para que você consiga aumentar a resistência cardiorrespiratória é manter uma frequência de treinamento regular. Se você treinar uma semana sim, outra não, dificilmente conseguirá boas adaptações para o seu corpo, a ponto de elevar a capacidade de trabalho do sistema respiratório e do coração.

Portanto, organize a sua agenda e crie uma rotina de exercícios que consiga cumprir. Se você não tem muito tempo, faça treinos menores e mais frequentes. É possível se exercitar três vezes na semana, por apenas 30 minutos, por exemplo, desde que você cumpra com o plano.

Aumentar a resistência cardiorrespiratória significa melhorar a performance no treinamento. Essa adaptação positiva trará uma maior qualidade de vida e bem-estar. Para ter melhores resultados, é importante sempre contar com a orientação de profissionais capacitados.

Gostou das nossas dicas? Se você se interessou pelos exercícios aeróbicos e tem a intenção de iniciar na corrida, confira o post sobre como se preparar para participar de uma competição de corrida!