Aprender a lutar é uma das principais maneiras de ganhar autoconfiança. Quando somos demasiadamente inseguros, estamos fadados a evitar riscos e a permanecer em retração em momentos importantes. A consequência dessa falta de ação pode resultar na diminuição da qualidade de vida e até mesmo na perda de oportunidades.
Apesar disso, é importante dizer que o aprendizado marcial não se trata de bater nas outras pessoas ou se tornar alguém radical e violento. Na verdade, o que se aprende é o oposto disso. Assim, a autoconfiança, que é tão importante, passa a ser uma resultante da evolução no esporte e da subsequente quebra dos limites autoimpostos.
Nessa postagem, falaremos mais sobre a relação entre as lutas e o desenvolvimento dessa característica pessoal. Se você ficou interessado no assunto, recomendamos a leitura dessa postagem até o fim.
Pronto? Vamos em frente!
Entenda a importância da autoconfiança
A autoconfiança é uma característica (ou habilidade) ímpar. Basicamente, ela se trata da crença forte em si mesmo. Na capacidade de ultrapassar desafios ou de desempenhar uma tarefa, apesar das dificuldades que aparecem. No âmbito profissional e pessoal, é extremamente importante carregar uma boa “dose” de autoconfiança. Afinal, para conseguir promoções ou conquistar grandes objetivos, é preciso conseguir superar alguns limites e, principalmente, acreditar que é realmente possível.
Na vida, as coisas normalmente são conquistadas com muito suor e, sem confiar em si mesmo, é praticamente impossível sair do zero em qualquer que seja a atividade. Por essas razões, desenvolver essa característica é muito importante e pode ser transformador do ponto de vista pessoal. Pessoas mais autoconfiantes também tendem a ter mais motivação e proatividade em suas vidas.
Relação entre lutar e se tornar mais confiante na vida
As lutas e as artes marciais são reconhecidas pela criação de caráter e pelo desenvolvimento dos praticantes. Em boas academias, valores são criados nos alunos que desejam se superar e aprender um pouco mais sobre defesa pessoal.
Durante cada semana, é possível se deparar com um novo desafio e eles aparecem em diversas formas diferentes. O primeiro e mais comum é a dificuldade de superação do condicionamento físico. Lutar cansa e é muito desafiador para aqueles que não apresentam uma boa capacidade física.
Essa primeira superação mostra para o aluno que ele é realmente capaz. Em seguida, temos a dificuldade proveniente dos próprios movimentos e golpes, que demandam bom domínio da técnica e tempo de treinamento para serem bem desenvolvidos e aplicados.
Por fim, temos o momento do combate simulado, que é onde toda a parte teórica e a preparação é posta em prática, restando somente ao aluno a aplicação do que foi aprendido. É nessa última fase que há um aumento da autoconfiança, tanto pela maior capacidade de se defender quanto pelo entendimento claro de que é possível se tornar melhor a cada dia, na base do esforço.
Aprender a lutar mudou a vida de muitas pessoas e, certamente, essa é uma recomendação importante para pessoas de todas as idades, que buscam mais autoconfiança e capacidade de superação para seus desafios diários. Portanto, inicie uma modalidade quanto antes para colher esse e outros benefícios fundamentais para qualidade de vida.
Gostou do post? Leia nossa postagem sobre os benefícios das artes marciais e amplie seus conhecimentos sobre essas modalidades esportivas!