A relação entre exercício físico e imunidade não é nova. Na verdade, há décadas, inúmeras pesquisas científicas apontam que as pessoas que se exercitam regularmente são mais saudáveis e tendem a adoecer menos.
A preocupação com esse tema aumentou consideravelmente nos últimos anos, quando alguns estudos foram feitos e comprovaram que pessoas fisicamente mais ativas estão mais protegidas de uma forte infecção da Covid-19.
Especialmente agora, em um dos momentos mais críticos da pandemia, é importante que você saiba como os exercícios físicos podem promover a saúde do seu corpo e mente. Por isso, para que entenda mais sobre a relação entre a atividade física e a melhora da imunidade, criamos esta postagem sobre o tema.
Gostou da ideia? Então, continue a sua leitura até o final!
Qual é a relação entre exercício físico e imunidade?
Como citamos, a relação entre exercício físico e imunidade é muito antiga. Hoje, temos uma extensa literatura científica que já solidificou alguns dos conceitos e das principais razões pelas quais as atividades físicas desenvolvem melhor a imunidade do nosso organismo.
Uma dessas razões, por exemplo, é o aumento da frequência cardíaca e da circulação sanguínea. Essa mudança fisiológica faz com que nossas células imunes circulem por todo o nosso corpo, e isso, naturalmente, faz com que o nosso organismo consiga encontrar e eliminar patógenos com maior facilidade.
Outra explicação científica para a melhora da imunidade é o simples aumento das células do sistema imune. Atividades físicas moderadas — que não causam exaustão completa — conseguem aumentar os níveis de leucócitos, linfócitos e imunoglobulinas por várias horas após o término da sessão de treino.
Tudo isso faz com que o indivíduo tenha menos propensão a adoecer por patógenos virais, bactérias ou qualquer outro tipo de agente nocivo externo que possa causar alguma complicação no funcionamento do nosso organismo.
E a relação entre atividade física e Covid-19?
Para quem se preocupa com a Covid-19, uma pesquisa recente da revista Diabetes and Syndrome revelou que o aumento da capacidade aeróbica é capaz de melhorar a imunidade e a função do nosso sistema respiratório, reduzindo o risco de desenvolvimento de sintomas mais graves.
Apesar disso, não podemos eliminar por completo as medidas de segurança sanitárias. Outra informação importante é que a prática de atividade física regular não exclui a necessidade da vacinação. Apesar dos benefícios, a vacina é o único medicamento comprovado cientificamente e recomendo pela OMS.
Quais são os melhores exercícios físicos para aumentar a imunidade?
A princípio, os melhores exercícios físicos são os aeróbicos. Isso não significa que as atividades anaeróbicas são menos eficientes, mas elas não são as mais eficazes no nosso condicionamento cardiovascular.
Além disso, a maior parte das pesquisas levou em conta os exercícios aeróbicos como pontos centrais. Por isso, é importante continuar seguindo as recomendações atuais de enfrentamento da pandemia, pois não há como ter a certeza de que o seu protocolo de exercícios tem a mesma finalidade daqueles propostos nos estudos.
As atividades devem ter intensidade moderada e não devem durar mais do que 30 minutos. Lembre-se de que os exercícios em excesso podem provocar o efeito oposto, causando a redução da imunidade e promovendo outros malefícios, como overtraining e demais condições que podem prejudicar a sua saúde.
O ideal é encontrar o equilíbrio e não exagerar em suas atividades físicas, especialmente nesse momento de restrição e de cuidados sanitários. Obviamente, essas recomendações não significam que os treinamentos resistidos serão ineficazes ou que eles devem ser descartados.
Na verdade, muitas pesquisas anteriores — sem relação com o novo coronavírus — também apontam que os treinamentos com pesos são fundamentais para o desenvolvimento das valências físicas e para o aumento da imunidade corporal.
Em um mundo ideal, o recomendado e mais eficiente seria combinar o treinamento com pesos com os treinos aeróbicos de intensidade moderada, para conseguir o melhor dos dois mundos.
Como organizar a sua rotina para permanecer saudável?
Todos nós sabemos que a atividade física é muito importante. O problema, muitas vezes, não é a falta de prazer em praticar esportes, mas a extrema dificuldade de conseguir se programar ou ter disposição para encaixar os exercícios físicos na rotina já atribulada.
Para as pessoas que passam por esse problema, é preciso ter em mente que o principal é se organizar para ir à academia. Nem sempre treinaremos com a mesma intensidade e, além disso, nem todos querem ser atleta ou precisam dar o máximo de si no seu treino para conseguir colher os resultados.
Como você viu, a maior parte das pesquisas apontam que o treinamento moderado é o verdadeiro responsável pelo aumento da imunidade.
Portanto, conseguir incluir breves sessões de treinamento aeróbico já pode ser o suficiente para obter os resultados e a proteção que você precisa para passar por esse período pandêmico que afeta a saúde física e mental de todos nós.
Sugestões de horários para a prática
Para quem tem muita dificuldade de conseguir o “horário extra”, saiba que duas opções de horários para treinar são logo pela manhã, antes do experiente, ou logo após o trabalho. Esses dois momentos, apesar de parecerem desgastantes, são facilmente encaixados na rotina e podem servir como um ótimo escape para o sedentarismo.
Por mais que pareça difícil no início, em poucas semanas, é possível se adaptar e aproveitar as atividades físicas como um verdadeiro estimulante para as tarefas diárias mais importantes.
Lembre-se de que, além do ganho de imunidade, os exercícios são capazes de aumentar os seus níveis de energia e a sua disposição, e reduzir os seus níveis de estresse. Além disso, de forma geral, são muito eficazes para manter o seu bem-estar e a sensação de prazer.
Não se esqueça de contar com um bom acompanhamento profissional e de ingressar em uma academia com boa infraestrutura. Na Fitclass, você encontra a união desses “dois mundos”, pois ela oferece várias modalidades disponíveis, com uma equipe altamente qualificada, proporcionando a você uma ótima experiência com os seus treinamentos.
Gostou do post dobre a relação entre exercício físico e imunidade? Então, visite o site e conheça mais sobre a Fitclass!