Estresse no trabalho: entenda quais problemas ele pode causar
Estresse no trabalho: entenda quais problemas ele pode causar

Estresse no trabalho: entenda quais problemas ele pode causar

Cada vez mais discutido nas rodas de amigos e nos consultórios médicos, o estresse no trabalho tem se tornado comum para muitos profissionais, independentemente de suas áreas de atuação.

Os motivos para que ele ocorra são inúmeros: vão desde as metas inalcançáveis estipuladas por algumas empresas até o ritmo intenso, passando pelo excesso de carga horária ou de responsabilidades e pela competitividade.

O problema é tão recorrente e sério que pode gerar um distúrbio emocional: a Síndrome de Burnout. Também chamada de esgotamento profissional, ela se caracteriza pelo estresse e o sentimento de esgotamento físico e mental extremo. Tem sido cada vez mais diagnosticada, sendo responsável, inclusive, pelo afastamento dos profissionais.

Assim, mais do que prejudicar a qualidade das tarefas desempenhadas, em si, o estresse no trabalho afeta também a saúde física e mental. Neste texto, vamos apontar alguns dos sintomas silenciosos (e nem tanto) e algumas dicas para se livrar dele. Acompanhe!

O estresse no trabalho afetando o rendimento profissional

Em um universo corporativo cada vez mais competitivo, é comum nos vermos sobrecarregados de tarefas, metas impossíveis e uma exigência pela proatividade e disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Também é comum falarmos e ouvirmos frases como “estou estressado”. Acontece que toda essa realidade é coisa séria e, ironicamente, dedicar-se tanto ao trabalho ao ponto de desenvolver o estresse pode:

  • prejudicar o seu rendimento;
  • afetar a concentração, desde as pequenas tarefas do dia a dia até os grandes projetos;
  • fazer com que você perca prazos, seja por esquecimento ou por não conseguir focar até chegar no resultado esperado;
  • fazer com que se comunique de forma equivocada, com nervosismo, agressividade, apatia etc.

Os prejuízos à saúde física

A saúde física também manifesta os sintomas relacionados ao estresse no trabalho. Em um primeiro momento, tais sintomas podem ser silenciosos — e você só vai percebê-los se tiver o costume de fazer um acompanhamento médico ou, então, quando o quadro já estiver mais grave (e, consequentemente, mais difícil de ser controlado).

Entre as manifestações mais comuns relacionadas ao estresse no trabalho, podemos citar:

  • a hipertensão, que pode surgir ou ser agravada em pessoas que já sofrem com a doença;
  • gastrite e demais problemas relacionados ao sistema digestivo e também ao trato intestinal;
  • fadiga crônica;
  • dores de cabeça frequentes e/ou crônicas;
  • diminuição da imunidade, fazendo com que você adoeça com mais frequência.

Vale lembrar que muitas pessoas também concentram a sua ansiedade na comida. Isso mesmo! Muitos indivíduos acabam comendo mais (tanto em número de vezes quanto em porções), o que causa ganho de peso e também pode agravar outras enfermidades, como a hipertensão, o diabetes etc.

Os problemas causados na saúde mental

Você já percebeu como o estresse no trabalho pode afetar a sua qualidade de vida no dia a dia, incluindo problemas relacionados ao próprio funcionamento do cérebro e também ao comportamento.

Mas essa sobrecarga vai muito além, resultando em outros sintomas que, em um primeiro momento, podem não ser relacionados ao estresse, em si. Alguns desses exemplos são:

  • síndrome do pânico;
  • distúrbios do sono;
  • depressão;
  • falta de energia e de vontade para fazer as tarefas mais simples do dia, cuidar de si, relacionar-se etc.

As formas de evitar e combater o estresse

É válido ressaltar que, normalmente, quando pensamos em profissionais estressados, logo nos vêm à mente aquelas pessoas que trabalham em escritórios, bancos e grandes corporações, por exemplo. Mas é preciso considerar que são várias as profissões que sobrecarregam os indivíduos, levando-os a uma exaustão severa.

Durante a pandemia de coronavírus, por exemplo, o acúmulo de funções com o trabalho, a casa e os filhos pode ser o gatilho para o estresse ou outros transtornos semelhantes.

Por isso, crie o hábito de olhar para si mesmo, perceber os sinais que o seu corpo emite e, principalmente, reconhecer quando é hora de fazer uma pausa. Conheça algumas dicas que podem ajudar a evitar e combater o estresse no dia a dia.

Mexa-se

Não fomos feitos para ficar parados. A prática de exercícios físicos libera uma série de hormônios relacionados ao bem-estar, combatendo diretamente o estresse e a depressão. Buscar uma academia é uma excelente opção para manter-se motivado e também encontrar uma (ou mais) modalidade que combine com o seu perfil.

Além disso, faça pausas durante o dia e alongue-se, nem que seja para ir buscar um copo de água — o que também vai ser ótimo para a hidratação do corpo!

Desconecte-se

Tanto o excesso de estímulo causado pelas tecnologias quanto as luzes emitidas pelas telas dos celulares e dos computadores prejudicam a nossa saúde física e mental, pois atrapalham o sono e nos mantêm “ligados” e ansiosos. Faça um trato consigo mesmo e escolha algum momento do dia para se desligar.

Cuide da sua alimentação

Como você viu, a saúde pode sofrer bastante com o estresse, mas manter uma alimentação saudável e balanceada pode ajudar o seu organismo a ganhar essa batalha. Por isso, prefira alimentos naturais e evite o excesso de cafeína, nicotina e álcool. Que tal ir para a cozinha preparar o seu próprio alimento? Além do benefício da comida feita em casa, você ainda vai aproveitar esse momento para relaxar.

Procure ajuda

Chegar ao limite não é motivo de vergonha para ninguém. Portanto, se você percebeu que o estresse no trabalho está prejudicando a sua qualidade de vida, parabéns — pois já deu o primeiro passo, que é reconhecer. Existem diversos profissionais que podem ajudar, como os psicólogos. Atualmente, por causa da pandemia, é possível, até mesmo, fazer as sessões on-line.

O estresse no trabalho, apesar de cada vez mais comum, não deve ser visto como algo normal na sua vida. Cuidar do seu corpo e da sua mente todos os dias é a melhor forma de evitar esse mal e ter mais qualidade nas suas relações pessoais, no trabalho e consigo mesmo.

A FitClass pode ajudar! Somos uma academia que vai além do básico, com foco em bem-estar, qualidade de vida e emagrecimento. Oferecemos diversas modalidades de práticas individuais e em grupo, danças, lutas e muito mais, proporcionando sempre um acompanhamento personalizado, a fim de que você tenha resultados e não desanime!

Para conhecer a nossa academia, entre em contato agora mesmo!