Procure refletir: você conhece várias pessoas que estão tentando há muito tempo emagrecer, certo? Mas quantas delas já consultaram ou possuem o acompanhamento de um profissional nutricionista? Provavelmente você me diria “muito poucas!”. Isso reflete o quanto, às vezes, resistimos antes de fazer um investimento saudável, sensato e consciente, que pode trazer resultados reais. Principalmente se isso exige algum esforço adicional ao que já acreditamos estar fazendo.
Ora, é sabido que, ao consultar um profissional nutricionista, ele indicará exatamente o que está te atrapalhando a emagrecer. Se você já treina com frequência, se desafia e não tem os resultados que queria, a chave para alcançá-los é a alimentação equilibrada. O problema é que muitas pessoas ainda pensam que, durante a consulta, uma série de alimentos saborosos será cortada de seus cardápios e elas terão que conviver com grãos, proteínas e folhas. Nada disso é exatamente verdade.
Desmistificar é preciso!
Atualmente, as tendências de atuação dos melhores profissionais da nutrição é aceitar o modo como o indivíduo já se alimenta, buscando adaptar soluções possíveis, que ele terá prazer em pôr em prática. Cortar alimentos que uma pessoa come todos os dias, que fazem parte de sua vida e de sua história é uma prática que há muito deixou de dar certo. Dificilmente alguém conseguirá eliminar completamente e de forma repentina algo que comeu durante a maior parte de sua vida. É preciso compreender que a nossa dieta está completamente relacionada com nossa cultura, nosso histórico e nosso contexto social. Os nutricionistas deviam saber disso, certo? Adivinhe! Eles já sabem.
Engana-se quem acredita que os profissionais da nutrição trabalham com dietas pronta. O trabalho do nutricionista é absolutamente interessante justamente por essa capacidade de adaptação de alimentos em diferentes tipos de dieta, dando enfoque para a função de cada nutriente no organismo e montando, de forma inteligente e estratégica, um esquema focado nos objetivos da cliente. O pensamento dele é focado em como melhor ajudar exclusivamente cada pessoa, considerando todas as suas características relevantes: hábitos desde criança, doenças, objetivos, tendência a ganhar ou perder peso, funcionamento do estômago e intestinos, etc.
Muitas pessoas resistem a procurar este profissional porque acreditam que sua experiência será como um aluno que deve cumprir lições que um professor determina e não é nada disso. Uma vez em acompanhamento, cada dúvida, cada dificuldade, cada vitória deve ser comunicada para que assim o nutricionista possa determinar se sua estratégia deu certo ou ainda há algo para ser modificado nas novas recomendações alimentares que idealizou para determinado objetivo.
Acompanhamento nutricional para emagrecer
Parte da resistência que as pessoas apresentam ao pensar em procurar um nutricionista também se deve à crença de que elas mesmas podem mudar sua própria alimentação e obter resultados. Nisso, não há nada de errado. Se cada um acredita que pode ter a disciplina de cortar alguns excessos e perder peso, tanto melhor. Muitas pessoas o conseguem. O problema é quando há a autossabotagem: o eterno acreditar que vai começar na próxima segunda-feira, que nunca chega.
Ora, você obviamente pode treinar e controlar aquilo que come, focando em diminuir os alimentos ricos em carboidratos, açúcares e gorduras. Porém, nem sempre o seu esforço significa a melhor estratégia, já que você poderia fazer tudo de forma mais tranquila se conhecesse bem cada nutriente de cada alimento, bem como seu impacto no organismo. Se você consegue se virar sozinha, tudo bem. Se não consegue, por que não contratar um nutricionista para te ajudar? Além do emagrecimento, as dicas são extremamente válidas no que diz respeito à melhora da saúde de um modo geral.
Conversando com um nutricionista, você pode se abrir e dizer a ele tudo o que gosta de comer sem medo. Mesmo que você seja do tipo que não fica sem hambúrguer, refrigerante, batata frita e brigadeiro, há opções para o seu caso e ele saberá como atuar sem que você se sinta restringida ou proibida das coisas que adora comer. Se você adora doces e acredita que não consegue parar de comer, mas adoraria conseguir, o seu nutricionista pode trabalhar formas de eliminar essa vontade, já que o consumo e o desejo por açúcar é absolutamente relativo e depende, como toda a alimentação, do contexto alimentar no qual cada um está inserido.
[rock-convert-cta id=”1201″]
O risco de fazer dieta por conta própria
A principal vantagem de se ter acompanhamento nutricional é a possibilidade de se reeducar. Isso significa adotar outros hábitos alimentares que condizem com a sua satisfação de modo que você se sinta leve e satisfeita, mesmo comendo de forma saudável e evitando excessos. Acostumar-se com alguns tipos de alimentos é perfeitamente possível e, depois de se adaptar a uma nova realidade alimentar, é muito provável que você se pegue sentindo falta de um delicioso brócolis na hora do almoço, ou do sabor de frutas e pães e bolos legitimamente integrais no café da manhã.
A reeducação é sempre a saída mais eficiente e saudável, muito embora não seja a mais rápida. Para pegar um “atalho”, é bastante comum que muitas pessoas procurem dietas aleatórias muito restritivas na internet que proporcionam a perda rápida de peso e gordura, mas que não se sustentam ao longo do tempo e nem são saudáveis. Essas dietas invariavelmente trazem muita frustração por proporcionar um emagrecimento rápido, seguido por ganho expressivo de peso, sem mencionar o risco de problemas de saúde por falta de vitaminas e componentes necessários à manutenção da sobrevivência e atividade diária do organismo.
Além disso, dietas muito restritivas podem levar à perda de massa magra e a uma maior absorção dos nutrientes que são ingeridos. Perder massa muito rápido deixa o cérebro em estado de alerta para uma provável desnutrição, fazendo com que o organismo considere todas as calorias como muito preciosas. Ou seja, você vai comer pouco e absorver muito, perder massa magra e ainda ficar suscetível a problemas de saúde. Não vale a pena, certo? Portanto, na dúvida, sempre procure um nutricionista. Comer saudável é ser saudável e o emagrecimento será uma consequência inevitável!
[rock-convert-cta id=”1195″]
Pingback: De que forma a academia pode ajudar no emagrecimento? Vale a pena?