Para conseguir perder peso de maneira saudável e efetiva, é muito importante saber direitinho o que se está fazendo. Muitas informações que lemos por aí ou que alguém nos diz, principalmente relacionadas a saúde, não estão certas. São as famosas lendas urbanas, como a que diz que suar faz emagrecer.
Muita gente acredita que correr debaixo de um sol forte do meio dia, ou usar bastante roupa enquanto faz algum exercício ou esporte, é o jeito certo de conseguir emagrecer. Essa crença é de que quanto mais transpiramos, mais gordura estamos queimando. Só que entenda: só ficar suando não emagrece, não elimina gordura.
Suar para emagrecer
Mito. As pessoas que acreditam que suar emagrece podem ter esse pensamento porque em vários filmes, parques, orlas, vemos pessoas com bastante roupa para suar mais.
Só que é importante entender que é um mito que é prejudicial, pois suar não é a mesma coisa que emagrecer e nem gastar calorias.
O suor serve para conseguir equilibrar a temperatura do nosso corpo quando ele está quente. Por causa disso, em um treino mais intenso, a gente acaba suando bem mais.
O suor faz com que o organismo perca mais sais minerais e água, e é só isso. Pensando nisso, no lugar de ter algum tipo de benefício, acabamos ficando expostos a uma grande ameaça conhecida: a desidratação.
Suar também não quer dizer que o corpo está desintoxicando, visto que ele só elimina a água e não as toxinas. São os nossos rins que são responsáveis por eliminar as substâncias tóxicas do organismo. O que eles não eliminam, infelizmente, continuamos acumulando.
Para conseguir perder calorias é necessário diversas atitudes e que juntas têm o poder de diminuir a barriga. Uma dieta com poucas calorias associadas à prática de exercícios físicos são as únicas maneiras de alcançar o emagrecimento saudável.
Existem muitas opções de exercícios, é possível andar de bicicleta, sair para correr, caminhar, praticar musculação, entre outras atividades ideais para emagrecer.
Fazer exercícios e comer alimentos funcionais, como chás, sucos detox, entre outros, ajudam muito no emagrecimento. Quanto mais informado você estiver, melhor ainda.
Suar queima calorias?
Mito. A crença de que quanto mais suamos, mais calorias estamos queimando, está errada. Muitas pessoas utilizam da sauna para emagrecer ou utilizam roupas quentes para ir a academia.
A verdade é que quando fazemos isso, só estamos perdendo água e sais minerais. Realmente é possível perceber que o peso diminuiu, mas continuamos com as mesmas gordurinhas. É só beber um pouco de água que o peso volta.
Achar que precisamos “suar a camisa” para conseguir perder peso vem do pensamento de que o suor é sim, uma consequência da prática de exercício físico. Só que a transpiração é apenas um sinal de que o corpo passou da temperatura média.
O exercício é capaz de acelerar o metabolismo, o que aumenta a temperatura do corpo e nos deixa com calor. As glândulas sudoríparas entram em ação para fazer com que o corpo tenha uma temperatura equilibrada, o que é fundamental para manter as funções do organismo.
Enquanto estamos praticando exercícios físicos, nós perdemos mais água e sais minerais, mas é claro que perdemos também glicose e gordura. É esta perda que faz com que o corpo perca peso, não é o suor o causador disso.
A responsabilidade do suor, portanto é apenas manter a temperatura corporal dentro dos níveis de normalidade.
O gasto calórico vai acontecer através do aumento do metabolismo muscular e não do aumento da temperatura, pois ela sozinha não vai conseguir acelerar o metabolismo. Praticar exercícios físicos pode também fazer com que tenhamos a sudorese fria, que surge quando diminui a quantidade de açúcar no sangue, conhecida por hipoglicemia.
Algumas pessoas praticam exercícios mais intensos e não possuem glicose reservada, o que pode causar a sudorese fria, fraqueza e em alguns casos, desmaios. A maneira de conseguir prevenir que isso aconteça é comer corretamente ntes dos exercícios.
Perdemos água e sais minerais ao suar?
Verdade. Praticar exercícios físicos utilizando uma roupa não adequada pode causar mais perda de líquido e sais minerais, o que provoca a desidratação. Por exemplo, um piloto de corrida automobilística pode perder até 4 kg durante uma prova.
Só que essa diminuição não queima nenhum tipo de gordura, só faz com que haja a perda de gordura e sais minerais. No fim, basta beber alguns copos de água e isotônicos para o peso voltar.
Se você sua muito ou emagrece muito rápido, é importante também ter atenção. Suar demais é um sintoma de uma doença endocrinológica que causa a hiperatividade da glândula tireóide, o que aumenta a produção de hormônios que controlam o metabolismo.
Já que o metabolismo atua de um jeito mais rápido, ele vai aumentar a temperatura do corpo, mas também vai acelerar a queima de gorduras. Então, é um caso de um distúrbio que deve ser tratado.
Homens suam mais do que mulheres?
Verdade. Em um estudo realizado na Alemanha, foi concluído que os homens conseguem suar 250g por hora, sendo 70g a mais do que as mulheres que foram observadas no mesmo período de tempo.
Esta é uma característica que não quer dizer que as mulheres tenham maior capacidade em manter a temperatura do corpo equilibrada.
Inclusive o pensamento é o contrário, visto que o índice de suor é menor, há mais oportunidade de dissipar o calor. Por isso, a dica seria que as mulheres comecem a borrifar água ou usem algum tipo de roupa que não retenha calor, principalmente durante a prática de exercícios físicos
Por isso, se você está achando que porque está suando bastante na hora de fazer alguma atividade, conseguiu emagrecer mais desse jeito, está enganado.
Esta é uma maneira utilizada por atletas que precisam perder alguns quilos para algum tipo de prova, em muito pouco tempo. Depois só precisam beber água para voltar ao peso normal.
Esqueça essa história de sair para treinar vestindo mais roupas quentes, pois isso pode acabar te fazendo mais mal do que bem.