Você sabe o que a dedicação, a alimentação e o treino têm em comum? De acordo com pesquisas, esses três elementos não só podem melhorar a sua saúde física, como também mental e ainda influenciar a forma com que você se relaciona com as demais pessoas.
Isso mesmo! Cuidar desses três aspectos, pode fazer com que a sua vida mude completamente. Pensando nisso, ao longo deste post você poderá descobrir de que maneira a melhora na sua alimentação, treino e uma maior dedicação pode fazer com que a sua autoestima aumente. Confira:
1 – A importância da dedicação, alimentação e treino
A dedicação, alimentação e o treino são de suma importância para que você consiga melhorar a sua autoestima. Por quê? É simples! Por meio disso, você poderá mudar a sua saúde física e mental.
E isso inclui a sua autoestima, pois você irá aprender a cuidar mais prazer em cuidar de si mesmo e ter consciência da sua responsabilidade com o seu bem-estar físico e mental.
Na medida em que você percebe isso, você passa a adotar novos métodos para aumentar a sua autoestima e o seu bem-estar. Sendo que as melhores delas são se dedicar a algo que você realmente goste, mudar a sua alimentação e começar a praticar atividades físicas.
Afinal, cada uma delas contribui para que você não só se sinta melhor consigo mesmo, mas com vida como um todo. Veja de que forma cada uma delas pode ajudar você a melhorar a sua autoestima:
2 – Dedicação
Conquistar uma vida mais saudável e feliz é o sonho de muitas pessoas. Acredite, essa não é uma missão impossível! Para alcançá-la basta que você tenha muita força de vontade e dedicação para superar todos os desafios do caminho.
Na medida, em que você se dedica ao seu objetivo e vai conquistando pequenas vitórias, é possível sentir sua autoestima e confiança aumentar. Isso gera uma maior sensação de prazer pela vida e mais determinação para continuar adiante.
Estabeleça um objetivo
Por isso, comece a se dedicar em todas aquelas atividades que proporcionem maior satisfação para a sua vida, seja no âmbito profissional ou pessoal.Estabelecer um objetivo específico e saber os benefícios que você irá obter com eles, é a chave para começar a ter uma mentalidade mais disciplina.
Não sabe por onde começar? O que acha de adotar hábitos mais saudáveis como uma alimentação mais saudável e um corpo mais bonito? Sem dúvidas, esses são hábitos que irão elevar a sua autoestima!
Afinal, não há nada mais motivante do que se dedicar em frequentar a academia diariamente, fazer exercícios, se sentir bem e principalmente ver os resultados na sua aparência, com um corpo em forma e saudável.
Se desafiar a ter uma alimentação mais natural é outro objetivo que requer muita força de vontade, disciplina e dedicação, mas em compensação a qualidade de vida e satisfação pessoal que é alcançada faz com que esse esforço tenha sentido e vala a pena,ser concretizado.
Elabore uma rotina desafiante
Com todos esses benefícios em mente, você deve começar a se comprometer a mudar seus hábitos gradualmente. Uma dica, é montar uma nova rotina com todas as atividades que você deve realizar para alcançar seus objetivos.
Acredite, ao ter uma nova rotina você irá se sentir mais comprometido e dedicado a realizar todas as atividades propostas. É provável que você sinta uma sensação maior de autoconfiança e orgulho por todos os resultados obtidos.
O aumento da auto-estima é inegável quando você se dedica a algo que deseja e sabe que irá te fazer bem. Com ela em alta, também é possível conseguir manter o foco e fugir de todas as tentações que possam surgir no caminho e te façam desistir de conquistar seus objetivos.
São nesses momentos de tentações, que você corre o risco de se sabotar e as vezes perder todos os esforços obtidos ao longo desse processo. É justamente, durante ou depois deles que você deve se dedicar em retornar para o seu foco e seus objetivos.
3 – Alimentação
De acordo com especialistas, o aumento da autoestima também está relacionado aos seus hábitos alimentares. Tanto é, que os distúrbios alimentares e a dificuldade de emagrecer tem como origem na falta de cuidados que você tem com o seu corpo.
Veja bem, na medida em que você passa a cuidar mais do seu corpo, da sua alimentação e deixa de consumir alimentos apenas para saciar a sua fome e passa a pensar mais em como pode melhorar a sua saúde, o emagrecimento começa a acontecer de maneira natural, assim como o aumento da sua autoestima.
Torne as suas refeições mais agradáveis
Uma dica é aproveitar cada uma das suas refeições e torná-las mais coloridas. Evite comer rápido, pensando que aquele momento não é importante e que você precisa fazer inúmeras outras coisas ao longo do dia. Coma devagar e sinta como saciar a sua fome como aquela refeição saudável promove uma sensação de prazer em você.
Isso não só irá fazer com que você aprecie mais as refeições, como também irá proporcionar um momento de tranquilidade que irá refletir diretamente na forma com que você encara o seu dia. De acordo com pesquisas, as pessoas que adotam esse hábito se sentem mais ativas e dispostas.
Opte por alimentos saudáveis
Evite comprar alimentos que prejudicam a sua saúde e o alcance das suas metas, tais como: bolos, cremes, massas, chocolates, dentre outros que possuem uma grande quantidade de açúcares, sódio e gorduras saturadas. Prefira encher a geladeira de comida saudável e natural.
Ao adotar hábitos tão simples, você poderá sentir um grande melhora na sua autoestima. Afinal, irá perceber que é capaz de eliminar todos os alimentos que podem causar algum prejuízo para a sua saúde, ao passo em que previne o surgimento de doenças.
Relação dos alimentos com a autoestima
O aumento da sua autoestima graças a mudança na sua alimentação também estará relacionada a perda saudável de peso que você terá com a mudança dos seus hábitos alimentares, assim como com o aumento da sua disposição e com a forma com que você irá lidar com a comida.
Percebe como algumas alterações na sua alimentação provocam grandes mudanças na sua vida? Você não só consegue preservar a sua saúde física, como também emocional e mental. É justamente por esse motivo que os especialistas a indicam como uma forma de melhorar a sua autoestima.
O ideal é que você comece a fazer essas alterações aos poucos, para que o seu corpo consiga se adaptar a elas e você não volte a consumir alimentos altamente calóricos. Acredite, você irá sentir grandes mudanças na sua vida depois de fazer essas pequenas mudanças de hábitos.
4 – Treino
Praticar exercícios físicos é um hábito benéfico tanto para a saúde física, quanto para a mental. Por quê? É simples! Quando você treina, seu organismo libera hormônios como a endorfina, que aumentam a sensação de bem-estar e felicidade.
A prova desse efeito, é quando você faz aquele treino desafiador, em que você sua e se esforça para cumprir totalmente. No final, apesar de aparentar estar cansado, você se sente satisfeito por ter superado seus limites, não é mesmo?
Melhore a sua saúde mental
Incrível, não acha? Mas os benefícios psicológicos do exercício físico não se limitam a isso. Quando você se exercita regularmente, consegue aumentar a sua autoestima, melhorar a memória, liberar o estresse e diminuir a ansiedade e insegurança.
Além disso, consegue sair das estatísticas das pessoas que sofrem com obesidade. Essa é uma doença, que não só afeta a saúde e a aparência física, como também reduz drasticamente a autoestima, com ela surgem outras doenças psicológicas como a depressão.
Quando você frequenta a academia e tem disciplina e dedicação em realizar todo o seu treino, é possível que você conquiste um corpo em forma, mais tonificado e bonito. Acredite, não há sensação mais prazerosa do que ver a sua aparência se transformando, na medida em que você conquista o corpo que sempre quis.
Escolha um treino prazeroso
Todos os benefícios que a prática de exercícios oferece podem ser facilmente conquistados quando você começa um treino de um esporte ou exercício físico, que você realmente gosta e se sinta bem. Assim, as chances de você de dedicar a realizá-lo diariamente aumenta de maneira considerável.
Ao fazer um treino motivador, você consegue ter uma maior sensação de bem-estar, pois elimina a sensação de obrigação ou má disposição, para sair de casa e ir treinar. Esse é um grande diferencial para que você possa aproveitar todos os benefícios físicos e mentais que o treino pode oferecer.
Exercícios aeróbicos como correr, nadar, andar de bicicleta, nadar e andar são exemplos de treinos altamente dinâmicos, relaxantes e até mesmo divertidos. Além de promoverem um alto gasto calórico, conseguem proporcionar uma saúde mental e física de alta qualidade a todos os seus praticantes.
Pratique atividades físicas regularmente
Diante de todos os benefícios que a prática de exercícios físicos pode proporcionar para você, o que acha de começar a acrescentá-los na sua rotina, hoje mesmo?
Especialistas afirmam que, os efeitos da auto-estima são potencializados quando o treino é realizado regularmente. É por isso que ter disciplina e gostar dos exercícios são atividades essenciais para se sentir bem e mais confiante. O ideal é praticar algum tipo de atividade físico, pelo menos três vezes por semana.
O primeiro passo, pode ser fazer uma leve caminhada perto da sua casa ou até levar seu cachorro para passear! Mas lembre-se de que para melhorar sua qualidade de vida, isso deve se tornar um hábito e ser realizado regularmente.
5 – Como a dedicação, alimentação e o treino ajudam sua autoestima
Que ter dedicação, melhorar a alimentação e treinar regularmente faz bem para a saúde, todo mundo sabe. Mas o que a maioria das pessoas desconhece é que esse conjunto também é o segredo para que você consiga aumentar a sua autoestima, pois promove grande satisfação quando você alcança os seus objetivos.
Veja bem, quando você muda a sua rotina e insere hábitos saudáveis e que proporcionam prazer, você pode aumentar os seus níveis de energia e até mesmo a produção da endorfina, ou seja, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Além disso, quando você se dedica ao que realmente gosta, muda a sua alimentação e treina regularmente, você também consegue eliminar alguns vilões que fazem com que a sua autoestima diminua.
Por exemplo, você acaba com aqueles quilinhos que provocavam insegurança, melhora a aparência da sua pele e ainda deixa você com bom humor por muito tempo. É difícil ficar com baixa autoestima com tantos benefícios, não acha?
Outros benefícios das mudanças de hábitos
Engana-se quem pensa que o aumento da autoestima é o único benefício que você pode ter com essas mudanças de hábitos. Afinal, ele ainda pode promover outros tipos de vantagens, tais como:
- O aumento da perda de peso
- Diminuição da ansiedade
- Acaba com a insegurança
- Elimina a dificuldade de estabelecer e manter as relações pessoais
- Contribui para o fim da depressão
É por causa da contribuição que a dedicação, alimentação e treino proporcionam para o fim dos problemas emocionais, que eles são considerados o grande segredo para a baixa autoestima.
Invista na dedicação, alimentação e em treinos regulares
O segredo para manter a auto-estima elevada é bem simples, basta que você dedique-se a ter uma alimentação mais saudável e um treino motivador. Sim! A união desses fatores irão te ajudar a ter uma vida mais equilibrada, feliz e saudável.
A adoção desses hábitos na sua vida, é uma das melhores decisões que você pode tomar. Afinal, os benefícios de frequentar o treino regularmente e comer alimentos naturais, vão além do que uma melhora da aparência estética.
Eles conseguem fazer com que você se sinta estimulado a se sentir mais capaz de enfrentar todos os desafios. Sem dúvidas, isso te torna apto a ter sucesso e confiança em qualquer área da sua vida, invista nisso!