Ao se entrar em uma academia, é bem fácil perceber que quando o ambiente tem uma música animada de fundo, todo o espaço fica com um aspecto diferente, os alunos com uma motivação diferente.
Mesmo as pessoas que não tem noção de ritmo, conseguem se envolver com a batida, seguindo a aula com maior entusiasmo.
Existem alunos que já chegam fazendo os seus pedidos para alguma aula, pois é com a música que conseguem se distrair do esforço empregado nos exercícios.
O empenho e a concentração durante a prática dos exercícios é totalmente diferente. Por essa razão é tão recomendado treinar ao som das suas músicas favoritas.
Música no treino: conheça as suas vantagens
Os exercícios físicos funcionam como uma forma de se comunicar com o mundo, do mesmo jeito que a música é uma expressão também.
Quando se combinam, essas duas formas de expressão conseguem melhorar muito o desempenho, independente do nível em que a pessoa se encontra.
Pegue suas músicas favoritas e vá treinar para ver a diferença. É fácil perceber mudanças importantes durante o treino. Confira:
Aumenta o engajamento durante os exercícios
A música é capaz de trazer uma sensação de união entre as pessoas que estão fazendo um exercício físico, seja em uma aula, ou em um ambiente em comum.
É possível perceber que as pessoas cantam, batem palmas, gritam quando toca uma música que gostam ou que atinge aquele clima de energia em comum.
Tornando-se uma ótima maneira para os professores e as academias de utilizarem a música para conseguir estimular ainda mais o grupo a fazerem um exercício.
Isso ajuda muito aos alunos a gostarem ainda mais das aulas e se sentirem mais motivados a voltar a participar dos treinos, ao som de uma música contagiante.
A música tem esse poder de conseguir estimular o grupo a se exercitar de uma maneira mais motivada.
Inibe a sensação de cansaço
Ela também funciona como um concorrente a dor, conseguindo distrair as pessoas e tirar a sua atenção daquilo, fazendo com que a sensação de dor e de cansaço nos músculos seja deixada de lado.
Ouvir música ao longo do treino consegue diminuir a sensação de cansaço, fazendo com que o organismo consiga produzir menos hormônios catabólicos que são prejudicais para a prática de exercício, principalmente para quem faz musculação. A música é uma ótima opção para combater isso.
Mantém o estado emocional equilibrado
Em relação ao emocional, as músicas que possuem uma vibração mais lenta conseguem ter um efeito relaxante, do mesmo jeito que as mais rápidas conseguem ser mais intensas e estimulam o cérebro.
As pessoas que realizam exercícios ao som das suas músicas favoritas têm um desempenho totalmente diferente daquelas que escutam algum tipo de música que não gostam.
O corpo já possui um ritmo próprio e acaba se acostumando a fazer as atividades nesse ritmo. Quando a música começa a tocar, outro ritmo é apresentado ao corpo e ele vai ter que se incorporar, deixando-se levar pela música. Isso tem relação significativa no melhor desempenho da pessoa que se engaja e se envolve pelo ritmo.
Melhora o desempenho durante os exercícios
Portanto, é fácil admitir e perceber que a música consegue estimular, envolver e melhorar o desempenho durante as atividades físicas. Além disso, a música consegue baixar o batimento cardíaco e controlar a pressão arterial, conseguindo estimular as funções cerebrais, como por exemplo, os centros de aprendizagem de línguas, memórias, entre outros.
Aumenta a sensação de bem-estar
Quando ouvimos a música durante o treino, o corpo consegue liberar uma quantidade menor de hormônios que estão relacionados ao estresse. Juntamente com isso, são liberados mais hormônios do prazer, trazendo uma sensação de que o tempo está passando mais rápido ao longo do treino.
Funciona como se a pessoa treinasse de maneira mais intensa, sem sentir. A música durante os treinos consegue mudar a sensação de tempo, o que faz com que o praticante fique mais confiante e se esqueça dos pensamentos negativos.
Se concentrando na música e no ritmo é possível deixar de lado as sensações de incômodo que o treino pode oferecer.
A música aumenta a sensação de felicidade, com um ânimo maior, deixando de lado as emoções negativas como cansaço, raiva e tensão. Além disso, a música é responsável por diminuir a sensação de dor e de fadiga, favorecendo o nosso corpo à produzir mais hormônios de prazer.
Melhora o sistema cognitivo
A música é um verdadeiro estimulante, mesmo que os exercícios já sejam bons o suficiente para melhorar o sistema hormonal e trabalhar com o cérebro para criar mais conexões.
A música trabalha com essa parte, melhorando a capacidade de organizar a resposta para esse estímulo. O que ocorre é que temos passadas mais largas, queremos chegar ao nosso objetivo mais rápido e temos a motivação necessária para continuar treinando.
Dicas para treinar com música
As músicas agitadas que possuem entre 120 a 150 batidas por minutos são aquelas com ritmo mais forte e marcante, conseguindo estimular ainda mais o treino. Desse jeito, a música consegue trazer um sentimento que o praticante precisa ter disposição e garra para terminar.
As pessoas que usam fones de ouvido durante o treino conseguem suportar melhor ainda os treinos mais pesados, mesmo que estejam muito cansados e se sentidos exaustos fisicamente.
A música consegue aumentar a resistência física juntamente com a sincronização dos movimentos exercidos a partir das batidas da música.
Portanto, a música é muito importante para quem quer melhorar o seu desempenho durante os exercícios, assim como para quem quer se sentir mais estimulado para treinar. A música faz o tempo passar mais rápido, diminuir a sensação de dor e de cansaço e ainda consegue melhorar o humor.
Treinar pode ser muito divertido ao som da sua música preferida, portanto, não perca a chance de aproveitar todos esses benefícios e deixe o seu treino muito mais agradável.
Algumas academias utilizam programas de rádio personalizados, específicos para estimular com músicas os alunos e alunas.
Aproveite as playlists que já existem disponíveis por aí para treinos agitados, para poder se sentir mais motivado a continuar treinando e com muita disposição.