Benefícios de pedalar (Aulas de Spinning)
Benefícios de pedalar (Aulas de Spinning)

Benefícios de pedalar (Aulas de Spinning)

O spinning é uma modalidade de aula bastante conhecida por ser um exercício que queima muitas calorias, sendo uma das aulas mais queridas dentro das academias.

E isso é uma verdade, pois este é um exercício que consegue queimar gorduras, fortalece os músculos e ainda aumenta a resistência respiratória e cardiovascular.

O gasto energético desse exercício pode variar de 500 a 700 calorias por hora, conforme a intensidade da aula e do condicionamento físico do aluno.

O emagrecimento é realmente um dos grandes benefícios que pode se esperar das aulas de spinning, mas os benefícios não ficam só por aí. Confira:

Os principais benefícios das aulas de spinning

A prática regular de spinning pode trazer diversos benefícios, como a ativação cardiorrespiratória, o fortalecimento dos membros inferiores, pernas e glúteos, assim como o abdômen e região lombar.

Esta é uma atividade que consegue também reduzir os níveis de colesterol, da pressão arterial, ajuda a controlar a diabetes e diminui os riscos de doenças coronarianas.

São muitos benefícios, por isso que a prática dessa modalidade de ciclismo se tornou muito popular em diversas academias por aí. Se você quer começar ou está iniciando no mundo do spinning, deve querer saber mais sobre os benefícios e sobre dicas. Começamos te dizendo que é bem legal procurar uma bermuda acolchoada ou levar um banco de gel. O assento da bicicleta pode ser muito duro e desconfortável para quem não está acostumado.

As aulas de spinning podem ser feitas tanto por homens quanto por mulheres, de idade entre 14 e 60 anos. As pessoas normalmente têm um perfil mais ativo e querem uma atividade que gaste bastante energia.

Algumas contraindicações realmente existem, então é importante ficar atento. Pessoas que possuem algum problema sério cardíaco ou problemas sérios nos joelhos e coluna.

O spinning traz muitos benefícios mesmo, conseguindo definir os músculos das pernas e glúteos, fortalecendo o abdômen. O abdômen fortalecido consegue garantir uma postura correta durante as aulas, o que é muito importante, por isso, mantenha o abdômen contraído o tempo todo. Além disso, o spinning melhora o condicionamento físico e a parte respiratória.

É um exercício que pode ser feito até por quem sofre com dores de cabeça. O nosso corpo produz serotonina, o neurotransmissor que traz aquela sensação de bem-estar no organismo, e a endorfina durante a prática do exercício. Isso é como se fosse uma morfina agindo em cima das dores, ou seja, você vai sentir menos dor.

Para quem sofre de enxaqueca, por exemplo, é bastante recomendado realizar uma atividade física bem intensa, que consegue deixar o praticante ofegante, que é o caso do spinning. Outra vantagem dessa atividade é que ela não possui impacto, por isso, tem poucas restrições.

Se você está liberado para fazer alguma atividade física, vai estar liberado para praticar o spinning. Ele é uma das atividades mais seguras dentro das atividades aeróbicas por não possuir impacto nenhum.

Além disso, os instrutores costumam sempre estar observando para indicar ao aluno a posição correta para não haver lesões. A corrida é uma atividade que tem muito mais riscos por conta do impacto, diferente do spinning.

Quem começa a praticar o spinning, pelo menos duas ou três vezes por semana, vai conseguir ver todos esses benefícios depois de 2 meses de treinamento. Uma vantagem da prática dessa atividade é que não é uma aula monótona, costuma ter um ambiente bastante descontraído e divertido.

As aulas possuem um termo predeterminado, mas nem todas as aulas vão ser iguais. Existem modalidades diferentes de spinning que podem variar a sua intensidade e ritmo, o que pode ser bem divertido.

Quem já entrou em uma academia sabe que uma das aulas mais barulhentas e agitadas é a aula de spinning por possuir um clima motivador que contribui para isso.

Regulando a bicicleta

Para começar é importante colocar o banco na altura do seu osso do quadril. Depois disso, tenha certeza de que ele não está muito para frente e nem muito para trás. Para saber isso, sente no banco, com os pés paralelos ao chão e veja se os seus joelhos estão alinhados com o tornozelo.

Regular o guidão é bem fácil também, veja se a distância que ele se encontra do banco é a mesma que o comprimento do seu antebraço, com os dedos estendidos. Lembre-se que o guidão deve sempre ser mais alto que o seu banco.

Depois disso, suba na bicicleta e veja se falta realizar algum ajuste. Não se esqueça de que as maiorias das lesões estão relacionadas a uma falta de regulagem no equipamento.

Acessórios

É importante levar para a aula a sua toalha para poder enxugar as mãos a fim de que elas não fiquem escorregando no guidão. É importante também sempre ter por perto uma água ou isotônico para manter a hidratação.

O isotônico é uma boa opção para repor os sais minerais e carboidratos que perdemos ao longo do exercício, conseguindo trazer maior disposição.

Se você quer perder peso, não se esqueça de que o isotônico é uma bebida calórica. É uma boa também investir em um frequencímetro, que é como um cinto, que pode ser colocado na cintura e que vai medir os batimentos cardíacos.

Desse jeito, fica bem mais fácil saber se você está fazendo o certo para conseguir queimar aquelas indesejadas gordurinhas localizadas na barriga.

Caso o seu objetivo seja o emagrecimento, o spinning deve ser feito com o coração trabalhando entre 65% e 75% da sua frequência cardíaca. Por exemplo, se você tem 25 anos, a sua frequência cardíaca mínima para estar queimando gordura é de 127 e a máxima é de 146.

Outra opção de acessório que pode ser adquirida e que vale a pena é uma sapatilha especial para os ciclistas profissionais. Ela tem um solado mais duro, o que faz com que não aconteça o desperdício de força na hora de por o pé no pedal, que é o que costuma acontecer com o tênis por ter uma sola mais macia.

 

Agora que você já conhece melhor os benefícios do spinning não perca mais tempo e comece a pedalar!