Um dos motivos mais comuns para começar a fazer alguma atividade física é a busca pela saúde, certo? Isso porque, com a prática, é possível melhorar a qualidade de vida e até mesmo ter mais energia e disposição para a rotina corrida. No entanto, é fundamental não se descuidar, pois isso pode transformar o exercício em um problema. Portanto, é preciso pensar na higiene nos equipamentos da academia.
Infecções na pele e até doenças mais graves, como a candidíase, podem ser transmitidas devido à falta de certos cuidados ao dividir os aparelhos da academia. Afinal, a rotatividade dentro desses ambientes é alta, as bactérias eliminadas pelo suor são muitas e nem sempre as pessoas limpam adequadamente os equipamentos após o uso.
Quer saber mais sobre o assunto e evitar futuros problemas? Continue acompanhando nosso artigo!
Quais bactérias existem dentro de academias?
Ao praticarmos exercícios físicos em uma intensidade mais alta, elevamos a temperatura dos nossos corpos e, consequentemente, o suor acaba aparecendo. Assim, bactérias e germes ficam nos aparelhos. Como os equipamentos geralmente são compartilhados, isso propicia um aumento de contaminações.
Infecções na pele e micoses são os problemas de saúde mais comuns quando falta higiene nos equipamentos da academia. Além disso, vírus que causam gripes e resfriados também são facilmente transmitidos pela falta de limpeza nos aparelhos.
Qual a importância da higiene nos equipamentos da academia?
A higiene nos equipamentos da academia não é uma tarefa exclusiva dos funcionários. Saiba que você também pode fazer a sua parte. Algumas práticas são importantes e vão ajudá-lo a garantir a sua saúde durante os exercícios.
O primeiro passo é sempre limpar as suas mãos. Isso costuma ser fácil, já que a maioria das academias disponibiliza álcool em gel para a higiene. Em seguida, sempre tente observar se a última pessoa que usou o aparelho passou álcool no local. Caso a resposta seja negativa ou você não tenha certeza de que a limpeza ocorreu, é sempre melhor aplicar o produto.
Portanto, nessa situação, o álcool é o seu principal aliado, sendo um excelente antibactericida e garantindo que a sua pele não terá contato com esses germes.
Quais são os outros cuidados que você deve ter?
Nem tudo precisa se resumir à higiene nos equipamentos da academia. Outros cuidados também podem ser importantes. Por exemplo, você pode utilizar a sua própria garrafa de água ou até mesmo evitar ao máximo o contato direto da pele com os aparelhos. Por isso, priorize calças de ginástica e meias mais longas.
Como vimos, observar alguns detalhes pode fazer uma incrível diferença na hora de evitar que a sua pele tenha contato direto com determinadas bactérias e germes, garantindo a melhor experiência possível e fazendo com que você se concentre apenas na atividade física.
Agora que você já sabe a importância da higiene nos equipamentos da academia, que tal comentar a sua opinião aqui embaixo? Pode ser uma crítica, sugestão, elogio ou mesmo uma dúvida. Queremos saber o que você achou deste artigo, então, deixe o seu comentário!