São muitas as pessoas que gostariam de emagrecer rápido. Afinal, quem não deseja ter um corpo mais escultural para o carnaval, verão ou outra ocasião especial? Praticamente todos nós, não é verdade?
Apesar desse desejo comum e extremamente frequente, é preciso entender que dificilmente ele corresponde com a realidade. As pessoas costumam acreditar em resultados e histórias milagrosas e, na maioria das vezes, não entendem todo o processo até o corpo dos sonhos.
Isso não necessariamente quer dizer que resultados impressionantes não sejam possíveis em um curto espaço de tempo. Entretanto, existem muitas variáveis que devem ser devidamente explicadas para que você não tenha uma expectativa equivocada.
Abaixo, nós falaremos justamente sobre esses aspectos e por que você deve se preocupar com a maioria deles. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!
Saiba a importância de um profissional ao seu lado
Você não precisa, obrigatoriamente, de um profissional para emagrecer. Faça algumas mudanças na sua alimentação, inicie alguma atividade física como a caminhada, por exemplo, e rapidamente aparecerão alguns resultados — mesmo que pequenos.
O problema começa quando seu corpo se adapta. A balança não desce e você permanece estagnado por semanas. Você não sabe o que e como fazer para sair dessa situação.
O que quase sempre acontece nesse caso? O indivíduo toma algumas medidas extremas. Passa a fazer exercícios físicos por horas a fio e quase sempre faz uma restrição calórica altíssima.
Mais uma vez ocorre uma perda de peso. Entretanto, dessa vez, boa parte pode ter sido a queima do tecido muscular e não a queima de gordura propriamente dita.
E, para piorar ainda mais a situação, esse programa extremamente rígido só dura por mais algumas semanas, e assim que ele acabar, o praticante volta a ganhar todo o peso que perdeu e até um pouco mais — é o “efeito sanfona” entrando em ação mais uma vez.
Por esse e por vários outros motivos, um profissional de educação física (e até mesmo um nutricionista) são importantes para quem deseja emagrecer rápido.
Não existem atalhos, truques milagrosos ou quaisquer outras medidas que encurtem significativamente seu caminho. É preciso ter um plano bem estruturado e um acompanhamento “clínico” de algumas áreas, no seu processo de emagrecimento.
Sabendo que as medidas mais rápidas e mais extremas são quase sempre contraproducentes, chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre a “rapidez” da perda de peso.
Entenda um pouco melhor a queima de gordura
Quem deseja emagrecer rápido, só consegue de uma forma: queimando mais calorias do que o seu corpo consome. Esse efeito é conhecido como déficit calórico e sem ele não há como perder uma grama sequer de gordura.
Tecnicamente, existem duas maneiras para fazer com que esse processo ocorra. A primeira é ingerindo menos alimentos; e a segunda é aumentando seus níveis de atividade física diariamente.
O problema é que nas duas opções nós temos um “limite”. Ao cortar demasiadamente as calorias, nós geramos uma adaptação negativa no metabolismo. E aumentando ao extremo nossos exercícios, nós também criamos um quadro negativo para o emagrecimento — o que foi explicitado no exemplo acima.
A saída mais eficaz está na moderação desses dois aspectos do seu treinamento. Com uma análise individual adequada, surgem medidas individualizadas e apropriadas para sua capacidade física atual e para sua adaptação a uma nova dieta.
Optar por atividades como os exercícios funcionais ou o Crossfit — que queima muitas calorias em um tempo relativamente curto de atividade — é uma excelente maneira de induzir seu corpo a perder peso.
O problema é que realizar um treino funcional em alto nível de intensidade todos os dias não é indicado. E como sua alimentação deve conter bons níveis calóricos e ser de alto valor nutricional, começam a surgir barreiras.
Essas barreiras são uma espécie de “limite” do emagrecimento rápido. Em um determinado tempo, começa a se tornar inviável o aumento de atividades ou outras mudanças na sua rotina para poder se equiparar com seu objetivo, que estatisticamente pode se enquadrar em uma expectativa falsa sobre a realidade.
Não se esqueça de que qualquer medida radical e não orientada é potencialmente perigosa para sua saúde — independentemente da sua aparente perda de peso nas primeiras semanas.
Separe a expectativa da realidade sobre emagrecer rápido
Atualmente, estamos acostumados a ver pessoas que em poucas semanas conseguiram perder 10 quilos ou até mais do que isso. O problema é que, na maioria das ocasiões, estamos lidando com peças publicitárias de um marketing agressivo, em que o objetivo é vender um produto e não propriamente a realidade.
Até porque, quem compraria um produto em que os resultados parecem pequenos ou até mais demorados que o dos seus concorrentes? Poucas pessoas, não é verdade?
Apesar desse quadro, a ciência e a prática regular dos profissionais de educação física e nutrição comprovam que perder mais do que um quilo ou um quilo e meio de peso corporal por semana não é boa alternativa.
Quando perdemos mais do que essa média, normalmente estamos falando da perda de uma retenção hídrica e até mesmo sobre a queima de tecido muscular — com exceção daqueles que estão muito acima do peso —, e tudo isso interfere na balança e dá uma falsa sensação de progresso.
Portanto, se você tem cerca de 10 quilos de gordura para perder, seu objetivo deve ter pelo menos 10 semanas de treinamento e acompanhamento nutricional — lembrando que esta é uma média conservadora.
Essa é uma boa métrica e uma excelente maneira de conseguir manter sua saúde e se livrar dos enormes riscos das alternativas mais rápidas e milagrosas.
Não se esqueça de que, durante esse caminho, é possível, também, ganhar alguns quilos de massa muscular, o que ajuda a modelar o seu corpo e a dar um aspecto mais definido.
Um metabolismo acelerado e o aumento do seu condicionamento físico também são outros fatores positivos e que devem ser levados em consideração.
Maior disposição, saúde e até mesmo facilidade para realizar movimentos durante o cotidiano são benefícios enormes que não podem ser esquecidos meramente por uma questão estética.
Quem busca saída com as dietas da moda, e que são extremamente restritivas, causa enormes danos ao seu bem-estar e saúde. Treinamentos intensos sob esse tipo de alimentação é extremamente desaconselhável.
Por fim, não deixe de se hidratar corretamente antes, durante e após a atividade física. Estudos indicam que beber água durante o dia ajuda a emagrecer.
Para quem tem dúvidas sobre alimentação, não adiante se comparar com aquelas pessoas que comem bastante e não ganham peso. Somente um nutricionista conseguirá definir uma alimentação específica para seu corpo.
Como parte final do seu processo de perda de peso, saiba que sua dedicação e até mesmo a vontade de criar novos hábitos saudáveis é fundamental para atingir o sucesso.
Para você que deseja ter um corpo definido e emagrecer rápido, a FitClass apresenta um plano de emagrecimento de 60 dias. Tudo será planejado de acordo com o indivíduo, sem deixar brecha para erros ou riscos. Vale a pena dar uma conferida!