O sono é muito importante para as nossas funções biológicas e a qualidade de uma noite dormida vai interferir na nossa disposição no outro dia de maneira direta.
Quando a gente dorme, o nosso corpo e a mente conseguem se recuperar para trazer aquela sensação de descanso e relaxamento para o outro dia.
Durante o sono é que o nosso organismo tem tempo para conseguir fazer a manutenção do equilíbrio geral do organismo, além de conseguir consolidar a memória e regular a temperatura do nosso corpo.
Os benefícios do sono são muitos para o nosso organismo, veja mais sobre isso agora:
Estágios do sono
O nosso sono possui dois estados diferentes, o não REM, que é mais lento e o REM, onde acontece uma atividade cerebral mais rápida.
O primeiro pode ser dividido em três fases, com profundidades que vão progredindo. O segundo é o estágio em que os sonhos acontecem.
Uma pessoa normal fica com os estágios alternando entre si no decorrer da noite, mas a concentração do sono não REM acontece costumeiramente na primeira parte da noite e a do sono REM na segunda parte.
Dicas para ter um bom sono
Para que não haja uma noite mal dormida, existem algumas dicas que ajudam a preservar o sono. Por exemplo, manter uma rotina com hora para dormir e acordar todos os dias é muito importante.
Mantenha uma rotina
Se deitar apenas para dormir também faz parte de um caminho para se ter uma boa noite de sono. Não tomar nenhum refrigerante, álcool, café e alguns chás um pouco antes de dormir também ajuda a vir o sono. Esses tipos de alimento possuem cafeína e xantina que acabam estimulando o sistema nervoso central.
Pratique atividades físicas
Fazer atividades físicas durante o dia e algumas atividades relaxantes para se preparar para o sono ajuda o corpo a conseguir repousar na hora de dormir. Ser sempre ativo fisicamente e mentalmente também é fundamental.
Cuide da dieta
Até a dieta tem uma influência direta na hora de dormir. Quando a gente sente fome ou come muito antes de dormir podemos sentir um desconforto e até mesmo insônia.
Diminuir o consumo de alimentos gordurosos na hora do jantar para ter uma boa digestão é importante.
Essa é uma dica muito importante para quem quer emagrecer, pois as calorias desses alimentos podem acabar se armazenando em gordura, pois o metabolismo é mais lento durante a noite. Evite também a ingestão de alimentos condimentados.
Os carboidratos devem ser consumidos de maneira moderada também, como pão, aveia, torrada, junto de um copo de leite morno.
O leite possui o aminoácido triptofano que consegue relaxar os músculos, o que facilita o sono a vir. Uma noite com muitas interrupções acaba prejudicando a concentração para realizar as atividades do dia a dia depois.
A importância do sono
O sono é uma necessidade fisiológica fundamental para o nosso organismo, para melhorar a nossa saúde, assim como o desempenho físico. As pessoas que sofrem de insônia como não conseguem dormir a quantidade de horas recomendadas por dia, acabam tendo uma baixa produtividade.
Dormir não é algo importante só para conseguir descansar o corpo e a mente. O sono é muito importante pois é através dele que diversos mecanismos fisiológicos e metabólicos acontecem e sua alteração pode trazer consequências muito graves para a saúde.
Não dormir bem pode comprometer a disposição física, causar o envelhecimento precoce e ainda aumentar as chances de infecções.
Para quem pratica alguma atividade física, o sono é muito importante e fundamental, entre outros fatores por conseguir aumentar a produção de muitos hormônios, como o GH, que é o hormônio do crescimento.
Influência do sono no controle hormonal
O pico de produção do hormônio GH contece na fase do sono profundo, que é mais ou menos meia hora depois que a gente dorme.
A produção do GH é muito importante para diversos exercícios físicos, ajudando a evitar que a gordura se acumule, assim como combate a osteoporose e melhora a performance, especialmente porque aumenta a síntese de proteína nos músculos. Um número de horas dormidas reduzida consegue reduzir também o número de horas de sono profundo, o que diminui a produção do GH.
Outro hormônio que é produzido durante o sono é a leptina, que é o hormônio responsável por trazer a sensação de saciedade.
As pessoas que não conseguem dormir muitas horas por noite, vão produzir menos leptina e a consequência disso no corpo é uma maior necessidade de comer alguma coisa, principalmente carboidratos. É por isso que dormir bastante nos deixa sem fome.
O sono também é responsável por inibir a produção de cortisol, o hormônio que possui uma ação antagônica a da insulina. Não conseguir dormir é algo que pode elevar a quantidade de glicose no sangue, o que nos leva a um estado pré-diabético ou até mesmo pode aumentar o risco de se desenvolver diabetes.
Todas as pessoas possuem uma necessidade de dormir diferente, mas a média da população adulta é dormir em torno de 7 a 8 horas por dia. As crianças possuem uma necessidade maior de sono, por isso, devem sempre dormir pelo menos 9 horas por dia.
O conselho é sempre valorizar o seu sono, principalmente para quem treina ou para quem compete. Dormir bem antes de um dia de treino ou de uma competição é algo que vai interferir diretamente no bom desempenho das atividades físicas.
Mais importante do que a quantidade de horas dormidas durante a noite é a qualidade do sono. Se você não consegue ter uma noite de sono tranquila e reparadora, não importa a quantidade de horas, não vai ser o suficiente. Por isso, não adianta dormir 8 horas se você não dorme bem, com uma boa qualidade.
Para saber quantas horas é o suficiente para você dormir, é só perceber como você acorda pela manhã. Se você já acorda disposto e com muita energia, então está tudo bem.
Mas se você acorda constantemente cansado, então é um sinal de que você precisa dormir mais e com uma melhor qualidade. Prepare-se para dormir criando um bom ambiente tranquilo e favorável para haver relaxamento.