Dá para combater a celulite com exercícios físicos?
Dá para combater a celulite com exercícios físicos?

Dá para combater a celulite com exercícios físicos?

Não dá para negar: a celulite afeta realmente o bem-estar de qualquer pessoa.

Embora alguns tabus relacionados a padrões de beleza estejam caindo por terra, a celulite ainda é um grande incômodo, especialmente para mulheres, em cujos corpos há maior incidência do que nos homens. Entre milhares de cremes milagrosos e falsas promessas, há uma grande carência de informações e medidas eficientes para combater a celulite. Afinal, o que poderia proporcionar mais resultados?

Em primeiro lugar, é importante ir mais fundo nesse assunto e responder à pergunta: o que é a celulite? O famoso aspecto de “casca de laranja” na pele possui nome científico de lipodistrofia ginóide e é causado pelo acúmulo de gordura, água e algumas toxinas nas células. Esse acúmulo se dá em forma de camadas de gorduras sobrepostas sob a pele. Essa gordura acumulada é o que proporciona os furinhos indesejáveis. Com essas informações, de cara podemos concluir que: alimentação e circulação têm influência direta em seu combate.

Níveis

Os casos de celulite podem ser divididos em quatro graus diferentes de gravidade. A depender do grau, soluções diferentes são indicadas para o problema. Quanto menor o grau, menos grave é o quadro e mais fácil é o tratamento. São eles:

Grau 1

Furinhos aparecem somente quando se aperta a pele. O incômodo é mínimo e a celulite, neste nível, não é muito perceptível. Neste caso, uma alimentação com consumo moderado de gorduras e produtos industrializados, o aumento do consumo de água e a prática de atividade física aeróbica podem resolver de forma satisfatória o problema.

Grau 2

Neste nível, a celulite pode ser percebida quando a pessoa está em pé ou deitada. Os furinhos aparecem um pouco mais nitidamente e aparecem sem que a pele seja pressionada. O grau 2 de celulite ainda pode ser considerado de baixa gravidade. Procedimentos estéticos como a radiofrequência, a drenagem linfática e a massagem redutora podem trazer melhoras significativas.

Grau 3

Podemos identificar um caso com grau 3 de celulite quando, vendo um indivíduo de longe podemos identificar a incidência dos furinhos em sua pele. A região tende a ficar mais dolorida e é importantíssimo que você busque tratamento. Além dos que já citamos para o grau 2, ainda podemos incluir neste caso a carboxiterapia, que utiliza jatos de gás carbônico para romper os nódulos de fibrose e as células de gordura.

Grau 4

É o grau mais grave. No grau 4, é possível sentir, tocando a pele, os nódulos de fibrose. A região é rígida e tende a ficar mais dolorida do que as partes do corpo que não são afetadas pela celulite. Neste caso, os tratamentos estéticos e mudanças de hábitos não trazem resultados muito satisfatórios e o ideal é optar pela cirurgia, que é um procedimento chamado de Descolamento Subdérmico. A cirurgia traz resultados definitivos como a melhora da dor e do aspecto da pele na região tratada.

Atividade física para combater e amenizar quadros de celulite

Independente do grau no qual você se encaixe, a prática de atividade física é sempre recomendada, já que traz benefícios diversos capazes de amenizar ou reverter o quadro e até mesmo de impedir que o processo se agrave. Considerando que a atividade física permite a eliminação do excesso de água e toxinas através do suor e a perda de gordura, é possível entender que trata-se de uma força aplicada contra a celulite.

Nos graus 1 e 2, os resultados da prática de atividades físicas e da adoção de uma dieta saudável podem ser sentidos de forma mais satisfatória do que nos outros. Em todo caso, é importante conhecer quais são as atividades mais eficientes para prevenir e amenizar a celulite. Se você possui tendência para desenvolver este problema, é interessante escolher aquelas que beneficiam mais o aspecto de sua pele.

Caminhada e corrida

Exercícios aeróbios proporcionam melhora da circulação sanguínea e a queima de calorias. Isso evita que as células de gordura se sobreponham e formem o aspecto alcochoado que tanto prejudicam o visual.

Natação e hidroginástica

Exercícios na água são a melhor opção para quem deseja combater a celulite. Além de serem excelentes exemplos de exercícios aeróbios, a pressão da água sobre a pele funciona de forma semelhante a uma drenagem linfática, porém em intensidade menor do que esta propriamente dita. Esse processo diminui o inchaço, estimula a eliminação de líquidos retidos e tonifica os músculos. É preciso também mencionar que exercícios na água possuem função terapêutica e são eficientes para reduzir o stress.

Cuidado com a musculação e exercícios de carga

Embora as atividades físicas sejam indicadas para combater o celulite, é importante compreender o cuidado necessário quando falamos de exercícios de carga, como a musculação. Treinos de hipertrofia ou de performance que incluem muita carga trazem prejuízos à pele e podem agravar casos de celulite. Se um de seus objetivos com a atividade física é combatê-la, evite treinos com muito peso. Aposte em cargas mais leves e em mais repetições, no caso da musculação. Havendo a possibilidade de escolher outra atividade física, opte pelos exercícios aeróbios, especialmente na água.

[rock-convert-cta id=”1195″]

Álcool e outros vilões

O consumo exagerado de álcool contribui para o aparecimento da celulite. É importante mencioná-lo porque é extremamente comum que as pessoas se esforcem para ter uma dieta saudável e acabem por se descuidar da quantidade de bebidas alcóolicas que consomem semanalmente. Além da genética, do sedentarismo e um consumo de alimentos industrializados e ricos em gordura, há outros fatores que podem causá-la e é preciso ficar de olho neles.

Outro exemplo é o stress, que causa alterações hormonais nocivas ao organismo e à saúde da pele. O stress estimula a liberação de cortisol, um hormônio que atrapalha o processo de queima de gordura e de utilização dos nutrientes dos alimentos. Para combater a celulite e o excesso de peso é preciso buscar formas de reduzir o stress. Uma excelente sugestão é, novamente, a prática de esportes na água que possui função calmante, além de serem as mais eficientes para se reduzir a gravidade dos quadros de celulite.

[rock-convert-cta id=”1201″]