Se você busca uma academia no Capão Redondo, hoje é seu dia de sorte. Neste post, daremos algumas das principais dicas que você deve seguir para conseguir escolher um estabelecimento seguro e com ampla capacidade para fornecer um treinamento competente e eficaz.
Muitas pessoas que entram na academia não pensam nessas questões que abordaremos. Poucos se preocupam com os profissionais, o espaço, os aparelhos e a quantidade de pesos e outros acessórios disponíveis — fatores que são fundamentais para a boa prática do exercício físico.
Enquanto a maior parte das pessoas procura só um preço acessível, é preciso entender que todas essas questões adjacentes fazem a diferença na sua qualidade de vida e na sua transformação corporal.
Se você está pronto para saber quais são nossas 6 dicas, sugerimos que leia este post até o final — todos os pontos são importantes e fundamentais para uma boa escolha!
1. Infraestrutura e limpeza
A primeira coisa que você deve observar ao entrar em uma academia é a infraestrutura e a limpeza. Veja se existem banheiros e vestiários, e observe todo o salão da musculação. Observe a sala ou área de cardio e faça uma boa análise sobre o que está sendo oferecido.
Boas academias são limpas e organizadas. Elas também devem ter o suficiente para você aproveitar o seu treino sem nenhum tipo de empecilho. Local para guardar mochilas ou bolsas, bebedouros e outros benefícios também devem entrar nessa equação — portanto, muita atenção a esses detalhes.
Se a academia for muito grande, tiver piscina ou outras áreas externas, o recomendado é que você aproveite a visita para também observá-los. Muitas vezes, esses cuidados podem ajudar a despertar novos interesses que você não tinha antes.
2. Qualidade do atendimento
Depois da infraestrutura e da limpeza, é hora de analisar a qualidade do atendimento. Isso pode ser facilmente percebido diretamente na recepção.
Veja como você é atendido, se as suas dúvidas são respondidas, se há um interesse em mostrar todo o local e se há algum incentivo real para a sua matrícula. Boas academias estendem esse atendimento para a área da musculação e para os outros profissionais.
O ambiente é muito importante para os seus resultados e para o seu conforto, portanto, preze por essa característica para que o seu prazer com as atividades físicas aumente consideravelmente. O ideal é que esse cuidado possa ser visto com todos os praticantes que estão indo à academia.
Essa cultura estabelecida pela instituição é determinante para o bem-estar, e é um dos principais fatores que podem levar um aluno a permanecer constante em sua rotina de exercícios físicos.
3. Preparo dos profissionais
Os profissionais são o coração da academia. Por isso, se possível, tente conversar com o professor responsável por aquele horário ou com o instrutor das artes marciais. Seja qual for a sua modalidade ou interesse, o ideal é tentar bater um papo descontraído com o profissional.
Aproveite para informar os seus objetivos e questionar brevemente sobre a metodologia utilizada. Veja como as séries são montadas e indague sobre o acompanhamento dos resultados e a periodização. Academias que levam em conta essas duas últimas variáveis saem na frente, e esse é um bom sinal de que os seus resultados acontecerão em questão de tempo.
Note que bons profissionais são comunicativos, prestativos e ajudam a solucionar todas as suas dúvidas com respostas completas e bem fundamentadas.
4. Horários de funcionamento
Todos temos uma rotina. Por isso, é fundamental ficar atento aos horários de funcionamento. De nada adianta encontrar a melhor academia do mundo, se ela não está de acordo com a sua disponibilidade.
Nesse quesito, não tem muito segredo: basta ficar atento aos horários de abertura e fechamento. Não se esqueça de perguntar sobre os finais de semana e se há alguma tolerância ou outra coisa parecida.
Muitas academias abrem nos feriados, mesmo que em horário reduzido. Então, aqui fica mais uma recomendação de questionamento.
De maneira geral, a ideia é conseguir unir o útil ao agradável. Caso não queira fazer musculação, não se esqueça de ver o quadro de horários das demais atividades sobressalentes, como artes marciais, spinning e natação. Elas podem ser alternativas caso a sua agenda esteja comprometida.
5. Localização
A localização é outro fator muito importante. Locais perigosos podem atrapalhar ou, até mesmo, inibir a sua vontade de treinar. Por essa razão, é importante ficar de olho nos arredores e na segurança do local.
Além desse fator, veja com cuidado o seu acesso. Verifique meios de condução, locais para estacionar ou a possibilidade de ir caminhando ou pedalando para a academia. Cada uma dessas variáveis faz total diferença na hora de manter uma rotina saudável.
Procure evitar academias muito distantes da sua casa, em caminhos complicados ou que precisem de longas jornadas. Exercitar-se é desgastante, e todas essas particularidades podem desestimular o seu treino.
6. Custo-benefício
O fator custo-benefício está diretamente relacionado com a localização, afinal, se locomover por São Paulo além de cansativo, pode pesar no bolso. Por isso, ao fazer o levantamento de quanto vai gastar para começar em uma academia, não considere apenas a matrícula e as mensalidades, mas também o seu deslocamento — seja com passagens ou combustível, estacionamento, mais o desgaste do carro.
Nesse momento, você pode perceber que uma academia em uma localização mais próxima ou estratégica pode sair mais barato, ainda que a mensalidade seja um pouquinho mais cara do que opções mais distantes.
7. Qualidade dos equipamentos
Por fim, não se esqueça de avaliar a qualidade dos equipamentos da academia. Verifique como estão as máquinas, se elas estão bem cuidadas, com manutenção em dia e em total funcionamento. O aspecto visual já ajuda a dar uma boa noção. Locais enferrujados e oxidados podem ser sinal de falta de cuidados.
Veja se as pessoas conseguem ajustar os bancos e dê uma rápida olhada na quantidade de pesos espalhados na academia. É muito importante ter uma variedade de halteres e anilhas. Sem uma boa gradação, pode ser difícil evoluir e alcançar o seu físico ideal.
Aproveite a oportunidade para avaliar colchonetes, estações de higienização e outras particularidades que ajudam a deixar o seu treino mais confortável. Pode não parecer, mas cada um desses detalhes faz uma enorme diferença.
8. Manutenção constante
Por falar no cuidado com os equipamentos, não podemos deixar de citar a manutenção — não apenas desses itens, mas de toda a estrutura da academia. Bolas, colchões e até mesmo o bebedouro precisam de manutenção constante para atender a um grande número de pessoas, em um fluxo constante.
Por isso, ao visitar a academia, preste atenção se tudo está funcionando com excelência, se os materiais são novos, desde os equipamentos até o vestiário.
9. Diversidade de aulas
Hoje em dia, muitas academias já se adaptaram aos diferentes perfis de alunos, e sabem que oferecer apenas a musculação não basta. Há pessoas que buscam lutas ou aulas mais aeróbicas, mais dinâmicas e também opções em grupo, para socializar, se divertir e, até mesmo, fazer novos amigos.
Ainda que este não seja o seu caso, e você esteja mesmo interessado na musculação ou outra modalidade “mais tradicional”, não deixe de conferir o que mais a academia oferece, pois isso mostra o quanto ela está antenada às novidades do mercado e o quanto ouve as necessidades dos seus alunos.
Além disso, vai que você quer experimentar uma nova modalidade?
Por que considerar esses fatores vai fazer a diferença?
Acredite, todos estes pontos citados ao longo do texto são capazes de transformar o seu dia a dia na academia e, consequentemente, os seus resultados. Um equipamento que nunca é consertado, por exemplo, pode não parecer um problema nos primeiros dias, mas ao longo do tempo, você vai perceber que as filas para fazer o exercício existem justamente por causa desse problema de manutenção.
Um vestiário mal cuidado pode não ser importante para você que já chega com a roupa pronta para malhar, mas se precisar tomar um banho na academia por causa de algum imprevisto, terá problemas,
Esses são apenas alguns exemplos de como fatores que podem passar despercebidos são capazes de influenciar na qualidade do seu treino, nos resultados e, até mesmo, na sua motivação. Por isso, preste atenção em cada um deles e considere o melhor para você!
Mas, afinal, vale a pena malhar no Capão Redondo?
A zona sul de São Paulo tem uma grande infraestrutura, bem como uma grande quantidade de moradores e trabalhadores. Se você está lendo este texto, é porque faz parte de um desses grupos, e a resposta para a pergunta é sim, vale a pena malhar no Capão Redondo.
A unidade da FitClass na cidade conta com uma estrutura de 1.300 m², entre área interna e externa. Nesses espaços, os alunos praticam diversas modalidades, como cárdio, musculação, danças, ginástica, spinning e Circuito HardCore. Tudo muito moderno, climatizado, arejado, iluminado, organizado e higienizado, garantindo seu bem-estar físico e mental durante os exercícios.
Na Fitclass, você certamente terá cada um desses benefícios. A academia conta com uma ótima infraestrutura, excelentes profissionais, atendimento de excelência e, é claro, várias modalidades que podem despertar a sua vontade de treinar como nunca.
Caso você esteja procurando uma academia no Capão Redondo, entre em contato conosco e veja todas as nossas qualidades em primeira mão. Estamos ansiosos para ajudar em sua busca por uma vida mais saudável!