O agachamento é um exercício indispensável para aquelas pessoas que sonham em ter o bumbum durinho, além de pernas bem torneadas.
Mas esses não são os únicos benefícios do movimento: apesar de o grande foco ser mesmo os músculos inferiores e os glúteos, o agachamento perfeito trabalha muitas outras partes do corpo, além de ajudar na coordenação, na força e na saúde do sistema cardiorrespiratório.
Afinal, para fazer o movimento adequado, a força e a coordenação são essenciais, bem como uma boa mobilidade do quadril. É por isso que essa prática pode não ser tão difícil para alguns, mas um grande desafio para outros.
E você, sabe como fazer o agachamento perfeito? Confira as nossas dicas agora mesmo!
Cuidados antes de começar
Assim como a prática de qualquer exercício físico, é preciso manter-se atento ao movimento para garantir o melhor resultado e também evitar lesões ou acidentes.
No caso do agachamento, por exemplo, além do próprio cuidado com as pernas (especialmente se você estiver segurando um haltere ou outro tipo de peso), é preciso ter bastante atenção com a postura, para proteger a coluna, o quadril e os braços. Lembre-se sempre de não ultrapassar os seus limites, combinado?
4 dicas para o agachamento perfeito
1. Deixe os pés na largura dos ombros
Uma boa dica para ter mais equilíbrio é manter os pés sempre na mesma largura que os ombros. Dessa forma, o peso do corpo é espalhado de uma forma mais equilibrada, e você vai ter mais força e confiança para realizar o movimento.
2. Atente-se às pernas
Um agachamento perfeito começa pelos pés, que devem manter-se com as plantas sempre e totalmente apoiadas no chão. Completando a posição dos membros inferiores, mantenha os joelhos alinhados e apontados para fora levemente. Por fim, deixe o quadril também levemente para trás.
Parecem muitos detalhes para se atentar, mas são todos muitos importantes e, aos poucos, você vai pegando o jeito da postura correta, acredite.
3. Use os pesos corretamente
É possível fazer o agachamento utilizando apenas o peso corporal, sem nenhum tipo de equipamento ou acessório — inclusive, é recomendado que essa técnica seja a primeira a ser dominada, antes que você vá para o próximo passo, que é o agachamento com os pesos.
Se já chegou nesse etapa, deve ter percebido que um dos grandes benefícios do equipamento é que ele ajuda a manter o equilíbrio, mas também exige um esforço e uma resistência maiores.
Algumas dicas para acertar no movimento são começar aos poucos (tanto no peso, quanto no movimento), manter o acessório sempre junto do peito (e não curvar o peito ou os ombros para frente) e segurar a postura: pés com as plantas no chão, joelhos alinhados, quadril para trás, além de olhar para frente e manter a cabeça erguida.
4. Mantenha o peito aberto
Como já dissemos, os membros inferiores são os mais fundamentais e trabalhados no exercício do agachamento, mas todo o corpo é necessário para que o movimento seja perfeito. O abdômen, por exemplo, precisa estar contraído para ajudar a fortalecer a lombar e evitar lesões.
O peito aberto, com os braços posicionados na linha do peitoral, garantem a postura correta e um encaixe sem sobrecargas.
Estas foram apenas algumas dicas para garantir o agachamento perfeito. Vale lembrar que, apesar de muito praticado por pessoas mais e menos experientes, é preciso estar atento à postura, respeitar os seus limites e contar sempre com a orientação de um profissional.
Você gostou deste assunto e quer saber mais? Então, não deixe de conferir o nosso artigo sobre flacidez muscular, com ótimas dicas de treinos!