É muito importante acrescentar alguns alimentos saudáveis na nossa rotina alimentar, não só para melhorar a nossa aparência, mas para melhorar a nossa saúde. Os alimentos corretos vão trazer muito mais vitalidade, energia, saciedade, além de melhorar o funcionamento do nosso intestino.
Alguns alimentos conseguem contribuir para a queima de gordura, até mesmo quando estamos em repouso. Os benefícios de uma alimentação saudável são diversos e devem ser aproveitados. É bem mais fácil incluir alimentos saudáveis na sua rotina de alimentação, do que tirar aqueles alimentos que gostamos, certo?
7 alimentos para incorporar na sua rotina
1 – Chia
A chia é uma semente que significa força. As sementes eram bastante utilizadas e valorizadas na antiguidade, não só como um bom alimento, mas também como moeda. Essa é uma semente que está entre os melhores alimentos do mundo, pois contem bastante nutrientes, como: cálcio, fósforo, proteína, ômega 3, fibras, antioxidantes, manganês.
Ela traz muitos benefícios para as funções cognitivas, consegue controlar o índice glicêmico, melhora a digestão e ainda faz bem para a pele. Para consumir a chia, é necessário deixar ela de molho por pelo menos 3 horas. Depois que ela fica hidratada, ela vira uma gosma, parecida com a clara de ovo. E é assim que deve ser comida, sem lavar ou coar. Dá para acrescentar as sementes em frutas, sucos, sopas, saladas, pois a semente não altera o sabor do alimento.
2 – Banana verde
Tem bastante diferença entre uma banana verde e uma banana madura. A banana verde possui o dobro de amido resistente, que é um tipo de carboidrato que as nossas encimzas digestivas não conseguem quebrar. Desse jeito, o amido passa inalterado pelo intestino e depois é fermentado, o que faz com que substâncias muito positivas para o nosso organismo sejam formadas.
A banana verde é capaz de melhorar a integridade e o funcionamento do intestino, aumentar a sensação de saciedade, controlar a glicemia e prevenir a diabetes, além de melhorar o humor e aliviar os sintomas da TPM.
3 – Óleo de coco
O coco possui diversos benefícios para a nossa saúde, assim como o óleo de coco. O óleo de coco é extraído a partir de duas maneiras, resultando no óleo de coco refinado e o extra virgem. O primeiro é feito a partir do coco seco e o segundo é feito através do coco fresco.
Os benefícios do óleo de coco é que é uma ótima opção para cozinhar sem usar óleo, é uma ótima opção de fonte de energia, ele é um termogênico natural e queimador de gordura, além de agir no sistema imunológico e possuir uma ação oxidante.
4 – Cacau e chocolate amargo
Os grãos de cacau são ótimos antioxidantes, além de possuírem vitaminas e minerais. O cacau possui diversos benefícios, como a diminuição a resistência a insulina, acelera o metabolismo, regula o humor, faz bem para o coração.
É bem importante não confundir o cacau com o chocolate normal, pois eles são bastante açucarados. O chocolate 70% cacau é um bom começo, mas depois dos 85% é que os benefícios são realmente sentidos.
No começo, pode parecer bastante amargo e difícil de gostar, mas com o tempo é possível comer e ainda sentir que a vontade de comer doce foi saciada. É uma questão de adaptação, começando com o cacau 50% e depois vá aumentando gradativamente. Com o tempo, o chocolate ao leite parecer doce demais para seu paladar.
5 – Couve
AS folhas verdes são muito boas para quem quer ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Eles são ricos em fibra e conseguem controlar a quantidade de açúcar no sangue.
As verde-escura tem muito mais nutrientes e substâncias bioativas. A couve manteiga é uma dessas folhas muito especiais. Ela é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina C, vitamina K e clorofila.
Os benefícios da couve é que ela possui uma ação anti-inflamatória e cicatrizante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos, retarda o envelhecimento, favorece a absorção de outros nutrientes e possui uma ação desintoxicante.
6 – Ovo
O ovo é rico em gordura saturada, que é uma gordura que não faz mal não, faz até bem para o emagrecimento. O ovo todo é muito bom, mas praticamente todos os nutrientes estão na gema. Ele é rico em proteínas, zinco, ferro e contem vitamina D. A vitamina D é muito importante para a manutenção odo tecido ósseo.
Os principais benefícios do ovo são o aumento da saciedade, contribuição para a hipertrofia, bom para os olhos, além de possui vitaminas D e b12, vitamina A e E. O ovo também não aumenta o colesterol.
7 – Abacate
O abacate é uma fruta que possui muitos benefícios e entra em diversas polêmicas, pois é uma fruta bastante gordurosa, o que afasta pessoas que querem emagrecer de consumi-lo. Para conseguir emagrecer, a dica nunca é contar as calorias e não é isso que deve retirar um alimento da sua alimentação. A maneira com que o alimento é metabolizado pelo organismo é o mais importante.
Para conseguir emagrecer com saúde e permanecer magro, é importante parar de contar as calorias e focar nos benefícios que os alimentos conseguem fornecer, principalmente no que diz respeito aos nutrientes. O abacate é realmente uma fruta gordura, pois 75% das calorias do abacate vem da gordura monoinsaturada. Essa é uma gordura rica em ômega 9, um ácido graxo anti-inflamatório, que consegue regular o metabolismo e faz muito bem para o coração.
Os principais benefícios do abacate são a ajuda no emagrecimento, além de auxiliar no processo de queima gordura. Com o abacate é possível emagrecer até mesmo enquanto estamos em repouso, além de que ele reduz os níveis de cortisol, combate o envelhecimento precoce, melhora o aspecto da pele e do cabelo, contribui para a saúde dos olhos, ajuda na hipertrofia, regula os níveis de colesterol e de glicose. Ele possui muito potássio, é fico em magnésio, cálcio, manganês, e possui muitas vitaminas.