Emagrecer é algo que não é muito fácil, principalmente para quem já tenta há muito tempo. É preciso esforço e dedicação para que ao perder alguns quilos, não se perca a motivação de continuar. Muitas pessoas acabam fazendo dietas e depois que param, engordam tudo de novo. Por isso, será que existe uma maneira de emagrecer de maneira efetiva?
Algumas dicas podem ser utilizadas para que o emagrecimento aconteça de maneira mais saudável, mais segura e mais efetiva. Recorrer a dietas loucas e restritivas pode ser muito prejudicial à saúde e pode trazer o temido efeito sanfona. Não existe uma fórmula para o emagrecimento, mas existem mudanças que podem fazer a diferença. Confira 7 delas:
1 – Mude o seu estilo de vida
Existem algumas mudanças que são necessárias para que o emagrecimento de fato aconteça. É necessário mudar o seu estilo de vida para algo mais saudável e equilibrado. É muito importante comer direito, mas também praticar atividades físicas.
Começar é muito fácil, mas continuar pode ser difícil, a desistência pode parecer o caminho mais fácil. Não existe nenhuma mágica, mas se o exercício for prazeroso e se você conseguir adotar uma rotina que consiga colocar em prática uma vida mais saudável, vai ser muito mais gostoso e prazeroso depois disso.
Se você só consegue arrumar tempo para fazer alguma atividade física nos finais de semana, então faça! Só que é importante tentar realizar alguma caminhada todos os dias e se dedicar bastante ao esporte escolhido para o final de semana.
2 – Tenha uma alimentação saudável
Isto é algo que parece bem óbvio, pois depois que se corrige os hábitos alimentares para algo mais saudável, o corpo consegue ter os nutrientes suficientes para acelerar o metabolismo e acelerar o emagrecimento. Uma pessoa que tem todos os nutrientes, consegue emagrecer e ainda manter esse peso menor.
A dica é comer alimentos que tenham energia, ou seja, comer de cinco a nove porções por dia de pães, cereais e massas, de preferência a opção integral. Os alimentos regulares que podem ser de três a cinco frutas e quatro ou cinco porções das hortaliças. E os alimentos construtores, ou seja, três porções de laticínios, uma ou duas carnes e ovos, além de uma leguminosa.
3 – Diminuindo a ingestão de calorias
Diminuir as calorias não significa entrar em uma dieta de restrição e parar de comer tudo o que gosta. Às vezes é importante reduzir apenas 100 calorias por dia e isso não é tão difícil assim. Duas fatias de abacaxi, com 80 gramas cada, são o equivalente a esse valor.
Do mesmo jeito que 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Por isso, quem sabe comer apenas uma fatia da fruta e botar só uma colher do queijo ralado no macarrão? Assim, já se consegue evitar 100 calorias. Em uma semana fazendo trocas assim, é possível economizar 700 calorias por semana.
Com o tempo, isso vai significando a perda de quilos e mais quilos e sem significar que você precisa passar fome. O melhor ainda, é se você realizar algum exercício junto, pois assim se perde ainda mais calorias.
4 – Estabeleça metas possíveis
É importante ter metas para conseguir seguir com a sua mudança de vida. Os prazos precisam ser reais, as metas precisam ser repetidas todos os dias. É muito fácil se sentir desestimulado depois de estabelecer alguma meta muito distante ou impossível.
Quem coloca na cabeça que quer emagrecer 5 quilos em uma semana, vai ficar muito frustrado, mas também não vai se dar bem com isso, podendo trazer riscos para a própria saúde. Ter a meta de perder 600 gramas por semana pode ser muito mais real e é um resultado muito mais possível.
5 – Anote tudo o que comeu e os exercícios que praticou
Quem consegue anotar o que comeu durante o dia consegue ter uma noção mais ampla do que fez de errado e o que acertou. Isso não é em relação apenas a quantidade de comida, mas também em relação a qualidade dos alimentos consumidos no dia.
Comer apenas salada, mas encher de maionese, é algo que se percebe que é um erro quando se analisa o cardápio consumido da semana. Outra coisa é achar que ao pular uma refeição conseguiu se sair melhor, mas depois na próxima refeição, come mais do que deveria.
Ter um diário de alimentação é muito bom para manter a disciplina. Hoje em dia existem diversos aplicativos que ajudam a monitorar o que foi sendo consumido e deixam essa tarefa ainda mais fácil.
6 – Busque o apoio dos amigos e da família
É muito importante se comprometer com o seu emagrecimento, pois quem se esforça, consegue cumprir todo o planejamento. Ter o apoio das pessoas que estão por perto na sua vida é muito importante e muito positivo para o processo de emagrecimento.
Fica muito mais fácil não boicotar a sua mudança quando os amigos te incentivam a não comer uma porção de batata frita na saída ao bar, preferindo algo mais saudável, como uma berinjela cozida ou algo assim. Ter pessoas por perto que possuem o mesmo objetivo que você também pode ser muito positivo, pois ao compartilhar as suas vitórias, suas derrotas, é possível se apoiar.
7 – Não se esqueça das suas motivações para emagrecer
Ter em mente os motivos que te fizeram querer emagrecer é o ideal para continuar motivado. Pensar nos benefícios que a perda de peso traz para a saúde também é muito importante.
O emagrecimento é algo que consegue melhorar a sua autoestima, mas conseguir o peso ideal da sua cabeça ou recomendado, é muito bom para a sua saúde também. Quando a gente consegue emagrecer, a nossa pressão fica sob controle e os riscos de diabetes são reduzidos também, além de uma série de outras doenças.
Ao perdermos peso, conseguimos diminuir o desgaste natural dos joelhos, dos quadris, das costas e articulações.
São 07 dicas práticas e super possíveis de serem realizadas! Portanto, mãos à obra, sua saúde agradece!