Entenda por que dançar ajuda a emagrecer e comece agora mesmo!
Entenda por que dançar ajuda a emagrecer e comece agora mesmo!

Entenda por que dançar ajuda a emagrecer e comece agora mesmo!

Muitas pessoas que tentam perder peso não sabem que dançar ajuda a emagrecer. Elas acreditam que é possível queimar gordura somente correndo, malhando ou realizando alguma atividade desgastante e que não seja do seu interesse.

Entretanto, nada está mais longe da verdade: praticar uma dança — seja ela qual for — é uma excelente maneira de queimar calorias e reduzir medidas, o que contraria a visão equivocada do público geral.

Neste post, explicaremos como a dança pode ajudar você a alcançar seu corpo ideal, sem que seja necessário recorrer a exercícios físicos dos quais você não gosta ou medidas drásticas. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o fim!

Dançar queima calorias

Perder peso é relativamente simples: basta queimar mais calorias do que aquilo que seu corpo consome. Isso significa que qualquer atividade que faça seu corpo ter um alto gasto calórico é capaz de induzir à perda de peso.

Entretanto, saiba que o segredo não está unicamente na atividade física em si, mas também no consumo calórico diário, que muitas vezes excede em grande quantidade a queima de calorias.

Portanto, sua atenção deve estar tanto na dança quanto na dieta. Fazer uma mudança de hábitos é a melhor maneira de fugir das armadilhas do mundo fitness e realmente alcançar resultados duradouros.

Ao aliar uma alimentação mais saudável à prática da dança, rapidamente os resultados começarão a aparecer — e não pense que você precisa ser um expert no assunto para começar, afinal, a dança é para todos, é só querer!

Os movimentos da dança também fortalecem a musculatura

Independentemente do seu estilo de música preferido, saiba que todos são capazes de fortalecer sua musculatura — principalmente a dos membros inferiores, que são normalmente os mais exigidos durante a atividade.

Isso fortalece o tônus muscular, o que, além de deixar o corpo esteticamente mais bonito, também ajuda a aumentar sensivelmente seu gasto calórico com o tempo, colaborando na potencialização do emagrecimento.

Vale ressaltar que o metabolismo também passa por uma mudança. Conforme seu condicionamento físico evolui, seu corpo passa a se tornar cada vez mais eficiente na utilização de oxigênio e de todos os substratos energéticos necessários para que você consiga dançar. Em outras palavras, seu corpo se torna cada vez mais adaptado para dançar por mais tempo. Nada mal, não é verdade?

Alguns hábitos que ajudam a emagrecer

Existem várias dicas de emagrecimento que você pode seguir para alcançar os melhores resultados na balança.

A primeira delas é cortar da sua alimentação os refrigerantes ou trocá-los por bebidas zero caloria, caso seja muito difícil se alimentar sem o hábito de beber alguma coisa doce. Outra dica é eliminar frituras e alimentos gordurosos da sua dieta.

Optar por produtos integrais e frutas também é muito eficiente. Ingerir mais água durante o dia também ajuda na perda de peso, além de ser fundamental para quem deseja ter um corpo mais saudável.

Seguindo todas essas dicas e dançando regularmente (pelo menos duas vezes na semana), você certamente alcançará os resultados que está buscando. Além do tão esperado emagrecimento, você vai poder desfrutar de todas as vantagens que a dança traz para o corpo e para a mente, já que a atividade também colabora para a melhoria do bem-estar geral e do humor.  

Gostou de saber que dançar ajuda a emagrecer? Que tal fazer uma leitura complementar? Leia nosso post sobre gordura corporal e aumente ainda mais seus conhecimentos sobre o tema!