Entenda por que aula de boxe para mulheres é uma boa ideia
Entenda por que aula de boxe para mulheres é uma boa ideia

Entenda por que aula de boxe para mulheres é uma boa ideia

A aula de boxe para mulheres é uma boa ideia ou esse esporte é contraindicado para o sexo feminino? Para encontrar a resposta para essa pergunta, é preciso entender como funcionam as aulas da modalidade.

Ao contrário do que se pensa, nem todos são obrigados a fazer sparrings — as lutas simuladas como método de treinamento — ou a competir para obter os benefícios de praticar a atividade. Tanto homens como mulheres podem participar das aulas como um treino recreativo, sem precisar se preocupar com os choques e possíveis riscos que envolvem qualquer luta ou arte marcial.

Neste post, falaremos sobre a história do boxe, as vantagens para a saúde da mulher e vários outros fatores interessantes que podem transformar sua opinião sobre esse esporte extremamente popular. Quer saber tudo sobre o assunto? Continue sua leitura até o fim!

Uma breve história do boxe

O boxe tem uma particularidade especial: praticamente todas as artes marciais do mundo apresentam, de uma forma ou de outra, seus elementos — não apenas os golpes, mas também a movimentação, a postura e outras questões que envolvem os combates desarmados.

Outra curiosidade é que não existe um consenso completo sobre sua origem. Algumas pessoas apontam que os egípcios e os gregos já praticavam o boxe como uma forma de lazer ou treinamento militar, enquanto outras definem que seu surgimento ocorreu no século 21, na Inglaterra.

Essa definição de origem mais moderna deve-se à formulação das regras de Queensberry, que fez com que o esporte tivesse “a cara” que ele tem hoje. Rounds de três minutos, uso obrigatório de luvas e ringue apropriado foram adotados justamente após a formulação dessas normas, as quais tiraram o esporte da ilegalidade no país.

No século 20, o pugilismo — como também é chamado o esporte — entrou para os jogos olímpicos modernos, mas somente em 1990 abriu espaço para as competições femininas, que desde então fazem parte de todas as federações internacionais.

Atualmente, o boxe é disseminado sem nenhum tipo de preconceito e aceito amplamente pelos dois sexos. Alguns o praticam como forma de lazer, outros como defesa pessoal; já os mais corajosos o encaram como um esporte de alto rendimento, participando de lutas e competições em todo o mundo.

As vantagens do boxe para o sexo feminino

Não é de surpreender a popularidade desse esporte atualmente. Muitos famosos registram seus breves treinos de boxe para demonstrar sua forma física. Parte disso acontece porque o pugilismo é excelente para o corpo. Trata-se de uma atividade muito completa, capaz de causar uma profunda mudança na estética e na saúde de quem o pratica.

Entretanto, assim como em qualquer outro esporte ou exercício físico, saiba que é preciso iniciar uma mudança de hábitos e melhorar sua qualidade de vida para otimizar os resultados. Veja abaixo alguns dos principais benefícios que favorecem o corpo e a mente dos praticantes de boxe.

Aumento da força muscular

O aumento da força muscular é rapidamente notado por aqueles que treinam regularmente. Ao contrário do que muitos imaginam, essa força não acontece somente nos membros superiores — ela é distribuída por todo o corpo, com destaque especial para a região abdominal.

A técnica correta para socar faz com que todo boxeador tenha que transferir sua força e seu peso em cada golpe. Por essa razão, praticamente todos os músculos são trabalhados e fortalecidos a cada aula. Alguns exercícios físicos prescritos durante os treinos também ajudam a acentuar ainda mais esses benefícios.

Aumento da resistência física e da flexibilidade

Treinar por um round inteiro (3 minutos) soa mais fácil do que realmente é. E quando você combina esse tipo de intensidade com exercícios funcionais e com uma metodologia que se assemelha ao treinamento intervalado, certamente os resultados impressionam.

Em poucas semanas, é possível perceber que fica mais difícil se cansar, até mesmo com as atividades mais básicas do cotidiano.

Quanto à flexibilidade, ela também é conquistada por vários motivos. Além de os exercícios e o próprio pugilismo exigirem mobilidade dos praticantes, a maioria das aulas conta com alongamentos no aquecimento e no fim da atividade. Isso torna a movimentação mais fácil e ajuda a evitar dores decorrentes de uma tensão muscular exacerbada em várias partes do corpo.

Emagrecimento

Não é raro observarmos pessoas que emagrecem rápido quando começam a praticar o boxe. Isso acontece principalmente devido ao alto gasto calórico que cada sessão de treinamento proporciona aos seus adeptos.

Se seu objetivo é queimar gordura corporal, certamente existem poucas atividades tão eficientes — e divertidas — no mercado fitness.

Postura e autoconfiança

A postura e a autoconfiança são, talvez, dois dos maiores benefícios do boxe. Após um certo período de treino, muitos praticantes começam a se sentir mais confiantes consigo mesmos ou perante as adversidades do dia a dia.

Quanto à postura — tanto a física quanto a emocional —, saiba que ela também passa por uma mudança. Com um corpo mais forte, é natural que passemos a ter uma postura mais ereta e mais adequada; já com relação à postura emocional, saiba que se torna sensivelmente mais difícil perder a cabeça com aqueles pequenos momentos incômodos que surgem em nossa vida.

Parte dessa mudança comportamental está relacionada à liberação do estresse por meio da atividade, que é extremamente prazerosa e divertida.

Venha treinar na FitClass em Capão Redondo (SP)

Se você é mulher e gostou do que leu até aqui sobre o boxe e seus benefícios, aproveite para agendar uma aula experimental conosco.

Nossa academia está em Capão Redondo, SP. Temos uma boa estrutura e excelentes professores que garantem sua segurança e comprometimento com o treinamento — especialmente se você tiver metas de exercícios que deseja cumprir.

Ao praticar boxe, você não só terá todos os benefícios que citamos até aqui, como também fará parte de um excelente grupo de pessoas que gerarão novas amizades e uma verdadeira noção de companheirismo, típica das artes marciais.

Gostou deste conteúdo sobre aula de boxe para mulheres? Entre em contato conosco e não deixe de tirar todas as suas dúvidas sobre a modalidade na nossa academia!